Jorge Henrique 'guarda' gols para clássicos decisivos no Vasco

Terça-feira, 03/05/2016 - 08:29
comentário(s)

Jorge Henrique não é de fazer muitos gols pelo Vasco, mas escolhe bem quando balança as redes. Das três vezes em que marcou com a camisa cruz-maltina, em duas delas o atacante brilhou contra um rival, e em jogo decisivo. Em 2015, pela Copa do Brasil, garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo no jogo de ida; no último domingo, foi o responsável pelo triunfo diante do Botafogo, na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca. O outro gol foi em cima do Bangu, na estreia da Taça Guanabara deste ano (veja todos no vídeo acima). Ao todo, são 31 jogos pelo clube.

Apesar da estrela em momentos importantes, Jorge Henrique sempre deixou claro que não é jogador de fazer muitos gols. Na verdade, seu papel no Vasco é mais defensivo que o ofensivo: é o responsável por recompor a marcação pelo lado esquerdo e dar liberdade para Nenê priorizar o ataque.

Não à toa, em alguns jogos da temporada teve de ser substituído no segundo tempo, quando o fôlego acabou. Em outros, foi improvisado na defesa: jogou os minutos finais contra o Fluminense como zagueiro e chegou a ser lateral-esquerdo no duelo de ida com o Remo, na Copa do Brasil.

O jejum não incomodou o atacante. Questionado ainda na primeira fase sobre a falta de gols, Jorge Henrique admitiu alguma ansiedade, mas explicou sua função tática. Curiosamente, na partida seguinte, contra o Bangu, balançou as redes.

- Estou ajudando lá atrás para o Nenê fazer gols na frente (risos). Ansioso (para fazer gols) sempre estou, mas não é meu objetivo. Eu ajudo a equipe. Às vezes o torcedor não entende, quer que o Jorge Henrique faça gols, mas não sou de fazer muitos gols. Espero marcar na hora que chegar na reta final. Estou tranquilo. Procuro fazer o que o Jorginho sempre me pediu, que é ajudar a marcar o lateral - disse o jogador na época.

Contra o Botafogo, Jorge Henrique manteve a função tática, mas mostrou oportunismo. No lance do gol, aproveitou indecisão de Jefferson e se antecipou para marcar de cabeça. Depois da partida, brincou com o lance de artilheiro.

- Vi que a bola veio um pouco baixa e me antecipei. A (camisa) 11 está dando sorte dentro da área.

Fonte: GloboEsporte.com