Basquete: Resultados ajudam e Vasco está classificado para a fase final da Liga Ouro

Segunda-feira, 25/04/2016 - 19:12
comentário(s)

Mesmo sem jogar na última semana, o Gigante do Basquete garantiu a classificação para a próxima fase da Liga Ouro. Os resultados das partidas entre Sport-PE e Campo Mourão-PR (uma vitória para cada lado nos dias 21 e 23 de abril) beneficiaram o Vasco, garantindo o Cruzmaltino entre os três primeiros colocados do torneio, que se classificam para a etapa seguinte. O time pernambucano, atualmente na quarta posição, conseguirá, na melhor das hipóteses, empatar com o Almirante na tabela. Porém, o primeiro critério de desempate é o confronto direto entre as equipes. Neste quesito o clube de São Januário leva a melhor, somando três vitórias e uma derrota contra o Rubro Negro de Recife.

Entretanto, isto não significa que o Sport está eliminado do torneio. A equipe nordestina ainda pode ultrapassar o Ginástico-BH na classificação, equipe que ocupa momentaneamente a terceira posição. Campo Mourão, líder do campeonato, também é o outro garantido na fase final. Resta agora decidir em qual colocação o Gigante do Basquete irá ocupar na primeira etapa da Liga Ouro. Com o primeiro objetivo alcançado, o time comandado pelo técnico Christiano Pereira reúne suas forças para buscar a liderança da competição.

O clube que terminar a fase inicial na primeira colocação se classifica automaticamente para a final do torneio, enquanto os segundo e terceiro lugares disputam quem será o adversário. Os dois duelos de mata-mata serão decididos no formato "melhor de cinco". Os times com melhor campanha fazem os dois primeiros jogos em casa e um possível quinto confronto também. De olho nesta vantagem, o treinador cruzmaltino conversou com o Site Oficial e falou sobre a importância de conseguir a classificação antecipada.

- Eu, desde o início, traço etapas. A primeira era a classificação e a segunda é terminar na liderança. Depois de concluído esta fase, aí sim pensaremos nos playoffs. A meta inicial foi alcançada e agora depende só da gente conseguir a melhor colocação. Estão todos na briga, o Campo Mourão depende de apenas uma vitória para garantir a primeira colocação, porém, nós estamos vivos e, enquanto estiver esperança, nós estaremos na briga - disse o comandante vascaíno.

Com os jogos entre Sport e Campo Mourão na última semana, as duas equipes chegaram aos dez jogos disputados na Liga Ouro. Vasco e Ginástico, que se enfrentam na próxima quinta-feira (28/04) e no próximo sábado (30), em Belo Horizonte, somam oito partidas. Após os duelos contra a equipe mineira, o Almirante encara o Campo Mourão em dois confrontos realizados em São Januário. Em caso de vitórias nas quatro partidas restantes, o Gigante pode assumir a liderança. No primeiro critério de desempate (confronto direto), o Cruzmaltino empataria com o time paranaense em 2 a 2. No segundo (saldo de pontos nos confrontos diretos), o Vasco teria que tirar uma vantagem de sete pontos, pois perdeu por 66 a 63 e 93 a 89 nos dois primeiro duelos.



Fonte: Site oficial do Vasco