Conheça a história de Lelé, Isaías e Jair, 'Os Três Patetas'; trio começou no Madureira e brilhou no Expresso da Vitória

Sábado, 09/04/2016 - 08:29
comentário(s)

O discurso é repetido há dias em São Januário. O Vasco precisa vencer o Madureira e, depois, bater o Fluminense no clássico. Desta maneira, o Cruzmaltino ficará com o título simbólico da Taça Guanabara, que agora é apenas a segunda fase do estadual. Além disso, confrontos em sequência contra o Tricolor Suburbano e o das Laranjeiras lembram a chegada de três dos maiores ídolos da história vascaína.

Em 1942, o Madureira aplicou uma goleada histórica no Fluminense. O placar de 4 a 1 enfureceu os torcedores do Flu, que viram o atacante Isaías fazer dois gols, sendo um deles de letra. E se hoje o uniforme do Madura lembra o do Barcelona, naquela época era o time suburbano quem tinha uma trinca espetacular no ataque. Além de Isaías, Lelé e Jair Rosa Pinto formavam um dos melhores ataques do Rio de Janeiro.

Mas o tridente não era conhecido como I L J, ou qualquer outra variação com as letras iniciais de seus nomes. A parceria foi batizada com o nome de “Os Três Patetas”, por causa da alegria com a bola nos pés e as risadas que tiravam dos torcedores, felizes de vê-los em campo. A parte das trapalhadas ficou apenas com os eternos astros do humor norte-americano. Logo após o término do estadual daquele longínquo 1942, o Vasco contratou os astros do Madureira.

Juntos, eles conquistariam de maneira invicta o título estadual de 1945, algo inédito até então. O troféu também pôs fim a uma seca de 12 anos sem títulos cariocas para o clube de São Januário, que iniciaria ali uma de suas fases mais gloriosas, a do time que entrou para a história como “O Expresso da Vitória”.

Naquele título, o único oficial conquistado com os Três Patetas juntos, a trinca foi responsável por 24 dos incríveis 58 anotados ao longo da competição. O artilheiro do time – e do certame – foi Lelé, que balançou as redes 13 vezes; Isaías fez 7 e Jair Rosa Pinto, um dos maiores craques do futebol brasileiro, anotou 4 tentos.



Fonte: Goal.com