Vasco tem diversos ex-botafoguenses em seu elenco

Domingo, 27/03/2016 - 11:08
comentário(s)

Neste domingo (27), Vasco e Botafogo se reencontram em São Januário. Será o duelo entre os últimos finalistas do estadual, e dos atuais clubes com melhores campanhas no Campeonato Carioca. No primeiro encontro realizado na temporada, empate em 1 a 1.

Ao longo de 326 clássicos disputados entre as partes, várias foram as histórias e personagens. Domingo, o clube da Estrela Solitária vai reencontrar alguns jogadores que ajudaram a escrever história em jogos contra o Cruzmaltino. Ao todo, cinco atletas que atualmente defendem o Vasco já vestiram a camisa do Glorioso: Marcelo Mattos, Julio César, Diguinho Andrezinho e Jorge Henrique.

O último deles foi Marcelo Mattos, que deixou General Severiano em 2015, após assinar um acordo com a diretoria - que considerava o seu salário alto demais para a folha salarial estabelecida. A decisão surpreendeu o volante, que tinha cinco anos no clube. Entretanto, apesar de ter vivido bons momentos na maior parte de sua passagem, o meio-campista não conseguir desenvolver bem o seu futebol nos capítulos finais de sua história botafoguense.

O mais simbólico, aliás, aconteceu contra o próprio Vasco, na decisão do Campeonato Carioca de 2015, quando perdeu a bola na jogada que culminou no gol de Rafael Silva, no segundo jogo da final. Ao todo, Marcelo enfrentou o Vasco 11 vezes com a camisa do Botafogo e o retrospecto foi bom para o Glorioso: sete vitórias e quatro derrotas, considerando jogos de competições oficial.

Julio César foi um dos jogadores dispensados pelo então presidente Maurício Assumpção quando o rebaixamento do Botafogo ficava cada vez mais claro, no Brasileirão de 2014. Contratado junto ao Vasco na última temporada, o lateral-esquerdo participou de outro rebaixamento de clube carioca, mas cresceu de rendimento na boa reta final do Cruzmaltino nas últimas rodadas daquele ano, já sob o comando de Jorginho.

Com a camisa do Botafogo, Julio César conquistou o Campeonato Carioca de 2013 e, assim como Marcelo Mattos, estava em campo quando o Glorioso venceu o rival na decisão da Taça Guanabara. Naquele mesmo ano, o camisa 6 enfrentaria o Vasco em outras duas oportunidades, e, com a camisa botafoguense não soube o que era derrota para os cruzmaltinos: um total de três partidas disputadas e três vitórias.

Contratado em 2012, Andrezinho disputou o clássico contra o Vasco três vezes: ganhou duas e saiu derrotado de campo em uma oportunidade. Vivia uma boa fase vestindo a camisa do clube de General Severiano, mas acabou rumando para o futebol chinês no meio da temporada de 2013.

Assim como Andrezinho, Jorge Henrique e Diguinho não deixaram o Botafogo dispensados. Jorge Henrique, que despontou com grande destaque no Brasil justamente com a Estrela Solitária ao peito, contabiliza três clássicos contra o Vasco entre 2007 e 2008: uma vitória, uma derrota e um empate. Exceção feita a Marcelo Mattos, Diguinho é o jogador nesta lista que mais tempo defendeu o Botafogo (de 2005 a 2008)... e é quem teve o pior retrospecto enfrentando o seu atual clube: uma vitória, uma derrota e três empates.

Da mesma maneira que a bola roda em campo, o mundo gira, e neste domingo Marcelo Mattos, Julio César, Andrezinho, Jorge Henrique e Diguinho terão mais uma chance de enfrentar uma espécie de ‘inimigo íntimo’. No empate em 1 a 1, pela sétima rodada da primeira fase deste Cariocão, apenas Diguinho não entrou em campo. Que venha mais um clássico!




Fonte: Goal.com