Presidente do Vasco da Gama da África do Sul quer parceria com o homônimo carioca

Segunda-feira, 14/03/2016 - 10:44
comentário(s)

O nome é o mesmo. O escudo e as cores, também. Até a pouco usual faixa diagonal preta em uma camisa predominantemente branca está presente.

O Vasco da Gama da África do Sul parece até irmão gêmeo do seu homônimo brasileiro. E, assim como o time carioca, está atualmente na segunda divisão do seu país.

E se o momento dos dois clubes está longe de ser dos melhores, chegou a hora de eles se unirem em uma parceria que ajude ambos a contornar a situação difícil.

Pelo menos, essa é a proposta do presidente do Vasco sul-africano, Mário Ferreira.

“Por enquanto, não existe nenhuma ligação entre nós. Mas seria ótimo estabelecermos algum tipo de parceria ou uma relação de cooperação mútua, principalmente na formação de jogadores e no intercâmbio de ideias”, disse o dirigente.

O encontro com Eurico Miranda para aproximar os clubes ainda é apenas um desejo. Mas a diretoria do time sul-africano não esconde a admiração pela equipe brasileira.

O Vasco sul-africano foi fundado em 1980 por imigrantes portugueses que moravam em Parrow, subúrbio da Cidade do Cabo.

O nome do clube é uma homenagem ao navegador português que passou pela região no final do século 15. Todo o resto foi copiado do Vasco que já existia, ou seja, o time do Rio de Janeiro.

“Demos esse nome porque o nosso foi o primeiro clube português no Cabo”, explica Ferreira.

A tradição portuguesa continua forte no Vasco da Cidade do Cabo, tanto que dois dos últimos quatro treinadores da equipe eram da colônia lusitana da África do Sul. O capitão do time, o meia-atacante Roberto Espírito Santo, também.

O time nunca foi campeão sul-africano e conquistou títulos apenas na segunda e na terceira divisão. Sua última passagem pela elite terminou em 2011, quando foi o penúltimo colocado da competição.




Fonte: Blog do Rafael Reis - UOL