Decisão da Primeira Liga será no mesmo dia de Urubu x Vasco pela Taça Guanabara

Quarta-feira, 09/03/2016 - 23:19
comentário(s)

A Primeira Liga e o Campeonato Carioca tiveram o seu primeiro conflito de datas nesta semana. O início da Taça Guanabara estava previsto para esta quarta-feira, mesmo dia em que o Flamengo enfrenta o Figueirense no Mané Garrincha, em Brasília, pela terceira e última rodada da primeira fase do torneio, disputado e organizado por 12 clubes de cinco estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro). A Ferj acabou marcando todos os seus jogos para o próximo fim de semana, evitando um embate entre as duas competições. Mas um novo choque de datas vai acontecer em breve. A final da Liga está prevista para o dia 31 de março, um dia depois de Flamengo x Vasco e de Bangu x Fluminense, ambos pelo estadual.

Consultada, a Ferj informou que não pretende autorizar o jogo caso Flamengo ou Fluminense avancem até a decisão do torneio - o Rubro-Negro tem a classificação encaminhada para a semifinal, enquanto o Tricolor precisa vencer o Criciúma nesta quinta-feira para tentar ficar com uma das vagas. Via assessoria de imprensa, a federação repetiu que somente aprovou partidas amistosas desde que não estejam em conflito com datas do Carioca. Desta vez, quem deverá ceder é a Primeira Liga. Diretor-geral do Fla e um dos organizadores do torneio, Fred Luz minimizou o problema, disse que a situação já era de seu conhecimento e garantiu que haverá uma solução. Questionado se a Liga pode mudar a data, ele despistou, mas não descartou.

- Não falo sobre hipótese. Posso dizer que no momento certo vamos comunicar a solução. Está tudo planejado. Era uma situação que já sabíamos. Terá uma solução por parte da Liga. Tudo será resolvido como tem acontecido até o momento - comunicou.

O primeiro conflito de datas entre a Liga e o Carioca gerou mal-estar entre Vasco e a Ferj nesta semana. Presidente cruz-maltino, Eurico Miranda classificou a realização do torneio regional como "esculhambação", mostrou contrariedade com a mudança de data da estreia na Taça Guanabara de quarta para domingo e adiantou que pretende mandar jogos do estadual fora do Rio de Janeiro, sem a autorização da federação. Em clara resposta ao dirigente, a Ferj cancelou a Assembleia Geral Extraordinária convocada para esta quarta-feira com objetivo de apreciar possível punição a Flamengo e Fluminense pela participação na Primeira Liga.



Fonte: GloboEsporte.com