Comissão técnica vai utilizando com calma os jovens que subiram ao profissional

Quarta-feira, 09/03/2016 - 10:59
comentário(s)

De cima para baixo, a partir da esquerda: Alan Cardoso, Evander, Andrey, Gabriel Félix, Mateus Pet, Kadu, Matheus Índio, Caio Monteiro e Renato KayserA intenção do início do ano ainda não se cumpriu completamente no Vasco. A promessa de dar espaço aos jovens das categorias de base, até agora, resumiu-se a muitos treinos com o elenco profissional e poucas oportunidades efetivas dentro de campo. De todos os nove garotos, Mateus Pet foi quem mais apareceu - esteve como titular em três partidas. A comissão técnica, porém, não tem pressa e aguarda a maturação física dos meninos. Enquanto isso, aposta num time mais experiente e na renovação de veteranos como Julio Cesar e Andrezinho.

Além de Pet, já tiveram chance o meia Matheus Índio, titular contra o Friburguense ao substituir o suspenso Nenê, e os atacantes Caio Monteiro e Evander, que entraram no decorrer do duelo com o Bonsucesso. O goleiro Gabriel Félix é o quarto na hierarquia, o zagueiro Kadu não foi inscrito, o lateral Alan Cardoso deu lugar a Caio na lista, e Andrey foi relacionado, mas ainda não atuou. Por fim, o atacante Renato Kayser foi emprestado ao Oeste, de São Paulo, até o fim do ano.

Com exceção de Gabriel e Kadu, que estouraram idade, e Kayser e Matheus Índio, todos os outros disputaram partidas pela equipe sub-20 no Carioca da categoria. Até mesmo Mateus Pet, o único garantido por Jorginho como membro definitivo dos profissionais, "desceu" em uma ocasião, para enfrentar o Botafogo. O meia foi titular nos dois primeiros jogos do Vasco no Estadual, mas depois perdeu espaço.

Quatro atletas passam por um processo mais específico: Evander, Andrey, Alan Cardoso e Caio Monteiro. Eles estão no Promove, projeto especial do Vasco para preparar as promessas para as exigências do futebol profissional. Caio, convocado recentemente para a seleção brasileira sub-20, já chamou a atenção da comissão técnica pela evolução.

- Estamos felizes por ter estes jovens atletas com a gente, e é uma questão de tempo até conseguirem a maturidade necessária. É legal ver, por exemplo, o Rodrigo dividindo quarto com o Pet. Isso vai acrescentar muito a ele. O Andrezinho também é um jogador que tem entrada com todos os mais jovens. Isso está facilitando muito para o aprendizado – disse o técnico Jorginho.

Evander: atenção especial

O treinador tem mostrado cuidado especial com Evander. Tratado como uma das principais promessas do clube, o meia-atacante poderia ter recebido mais chances ao longo da primeira fase, mas circunstâncias de jogo impediram sua utilização, o que foi lamentado por Jorginho. O jogador só fez sua estreia como profissional contra o Bonsucesso, e atuou nos minutos finais da vitória por 3 a 1.

- Foi um momento especial, me senti muito feliz. Foram apenas cinco minutos na partida, mas foi importante para que eu sentisse o clima, dentro de campo, de um jogo profissional. Vou continuar focado e trabalhando forte para, se Deus quiser, ter uma nova oportunidade, dessa vez com mais tempo para atuar - disse o menino, de 17 anos, ao site oficial do Vasco.

Para Jorginho, o processo de Evander é natural. A tendência é que o garoto cresça aos poucos como profissional.

- O Evander está mostrando o potencial dele, pena que ele poderia ter segurado um pouco a bola neste jogo, mas bateu de primeira. Mas já deu para ver a disciplina tática deles (meninos).

Outro a elogiar Evander foi Nenê. Principal jogador do elenco, o camisa 10 afirmou que já percebeu evolução no menino nestes meses de convivência.

- Evander está mostrando que está ouvindo o Jorginho, a comissão, quer melhorar, render mais. Tem o Índio, o Pet... Vi um crescimento muito grande no Índio. Esse é um caminho bom para ajudar a gente na hora certa, porque vamos precisar de todo mundo.

Confira a situação de cada jogador:



Fonte: GloboEsporte.com