Após 'puxão de orelha' e luta contra a balança, Thalles espera 'se alimentar de gols' em 2016

Quinta-feira, 25/02/2016 - 11:35
comentário(s)

O puxão de orelhas de Jorginho fez efeito. De problema no ano passado, Thalles pode ainda não ser a solução definitiva para a carência de centroavante do Vasco, mas já deu mostras em 2016 de que o que o clube tanto busca no mercado pode já estar em São Januário. Os dois gols em três jogos - nenhum como titular - comprovam a mudança. Já é metade do que foi marcado em 30 exibições em 2015. Mas os números que realmente inspiram otimismo em relação ao atacante não vêm das estatísticas e, sim, da balança.

A comissão técnica do Vasco reluta em divulgar com exatidão quantos quilos ou percentual de gordura Thalles perdeu desde a reapresentação, em 6 de janeiro. Na verdade, nem precisa. A diferença é nítida a olho nu. Depois de atuar com camisas mais folgadas como se tentasse disfarçar o sobrepeso na pré-temporada, o jovem de 20 anos não exibe mais a barriga saliente dos primeiros treinos da volta ao Rio. Emagrecimento que resultou numa equação simples: menos peso, mais gols.

Com uma programação específica para troca de gordura por massa magra desde a estadia em Pinheiral, o atacante convenceu Jorginho de que merecia mais oportunidades, e deu conta do recado. No total, são 91 minutos em campo e participação destacada contra Volta Redonda e Tigres. No primeiro jogo, foi responsável pelo pênalti cobrado por Nenê e deixou sua marca. No último sábado, em Xerém, abriu o placar em um jogo que parecia fadado ao empate.

O cronograma sacrificante, que inclui alimentação restrita e horas extras de trabalho, seja no Cappres ou de finalização com o auxiliar Valdir Bigode, no entanto, está longe do fim. A comissão técnica vigia Thalles de perto, tem medo de relaxamento, e projeta a perda de mais 1kg a 1.5kg para chegar na condição física ideal. Há ainda a preocupação de que não fique forte demais e tenha a mobilidade afetada. Atenção especial para quem há três anos, somente com 18, despontou como aposta do então técnico Alexandre Gallo para seleção que defenderá o Brasil nas próximas Olimpíadas.

Criticado publicamente por Jorginho no ano passado, após se ausentar em treinamento, Thalles agradece o carinho que tem recebido em São Januário, em especial do treinador:

- Desde o fim do ano passado, Jorginho vem me dando conselhos e dizendo os pontos que tenho de melhorar para poder voltar a fazer gols e jogar bem. Jorginho tem sido um pai para mim, assim como o Alex, Zinho, Isaias Tinoco, Euriquinho... Todos têm me ajudado muito, têm conversado bastante comigo, me passando confiança. Estou mais confiante, me sinto melhor em campo, mais leve, e tenho tudo para fazer um grande ano e ajudar o Vasco a conquistar títulos.

Confiante após as boas exibições, o vascaíno ressalta a importância das horas extras na pré-temporada e celebra o fato da sorte ter virado depois de um 2015 complicado:

- Acho que a pré-temporada foi muito importante para que eu entrasse em forma novamente. Segui conselhos do Alex (Evangelista), do Joelton (Urtiga) e além disso tenho a orientação da nutricionista (Melina Frota) para cuidar da minha alimentação. Graças a Deus, está dando resultado. Complemento o trabalho após o treinamento, trabalho firme e as coisas estão se encaixando de novo. Estou tendo mais oportunidades. Esse ano comecei entrando em quase todos os jogos, Deus tem me abençoado, a bola tem chegado e estou sendo feliz na finalização.

Braço direito de Jorginho, o preparador físico Joelton Urtiga explica o trabalho realizado com Thalles e ressalta a importância da parte psicológica para o sucesso nos resultados. Uma conversa franca no início do ano serviu quase que como ultimato, e o jovem correspondeu:

- Tivemos uma conversa com ele e colocamos que ia ser utilizado, mas precisava se enquadrar no que queríamos: baixar o percentual, trocar gordura por massa muscular. Fez isso com musculação, trabalho de coordenação de movimentos, trabalhos pós-treino. Ainda falta um pouco, sempre colocamos isso para ele não relaxar. Está quase dentro do objetivo que pretendemos. No planejado, ele tem alcançado a meta semanalmente. O que nos deixa feliz é a troca de gordura por massa muscular. Mas está ágil, rápido. O principal é a conscientização dele sobre alimentação. Mostramos que de outra forma ele não conseguiria jogar.

Profissional desde outubro de 2013, Thalles tem 84 jogos e 19 gols com a camisa do Vasco. Mesmo com time misto, a tendência é que o atacante comece no banco de reservas, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), diante do Friburguense, em São Januário, pela sexta rodada do Estadual. Foi assim nas outras cinco partidas, e ele já mostrou que não precisa de muito para corresponder com gols. O pior, ao que parece, já passou.



Fonte: GloboEsporte.com