Empresário acusa Bernardo, ex-Vasco, de quebra de contrato e promete acionar Justiça

Domingo, 21/02/2016 - 08:37
comentário(s)

As polêmicas sempre fizeram parte da rotina de Bernardo ao longo da carreira. E, mesmo atuando no Ulsan, da Coreia do Sul, o meia continua acompanhado por elas. Desta vez, o ex-jogador e hoje empresário Rian Maques acusa o meio-campo de 25 anos de quebra de contrato de representação e promete, inclusive, acioná-lo na Justiça nas próximas semanas caso não haja um acordo amigável. A assessoria do atleta informou que ele não vai comentar o assunto.

O GloboEsporte.com apurou que, no início do mês de novembro, o jogador assinou um contrato com a empresa de Rian que dava o direito à Marques Players de agenciar a sua carreira. Apesar disso, no fim do mês de dezembro de 2015, Bernardo foi anunciado pelo Ulsan-COR em uma negociação intermediada por Márcio Bittencourt - que é seu representante desde meados de 2015. Segundo Rian, o próprio Bernardo havia informado que o vínculo com Bittencourt não existia mais.

Como não recebeu nenhuma quantia com a transferência do jogador para a Coreia, a Marques Players alega descumprimento das cláusulas contratuais.

- Eu ainda sou agente do Bernardo, porque temos contrato com ele. Ele descumpriu. Estamos tentando um acordo. Mas, se ele não quiser, semana que vem o doutor Carlos (Licks Flores, advogado da Marques Players) entrará na Justiça contra ele. Não tem nada acertado ainda. O Bernardo e seu advogado quiseram entrar num acordo. Mas, na minha opinião, não era bom para mim para quebrar e rescindir o contrato entre a minha empresa e o Bernardo. O doutor deu um prazo até semana quem. Porque quem errou e está quebrando o contrato foi o Bernardo e não a minha empresa - disse Rian, que se encontra na Tailândia.

Segundo Rian, o início das negociações - que perdurou por dias - com Bernardo ocorreu no início do mês de novembro do ano passado - àquela altura, o meia estava emprestado pelo Vasco ao Ceará. No dia 18 de novembro, em um encontro na Barra da Tijuca, no Rio, foi assinado o vínculo válido até o dia 18 de novembro de 2017 e que oferecia o direito à Marques Players de representar exclusivamente a carreira do meia.

Rian Marques, inclusive, afirma ter pago uma quantia em euro de "luvas" para assinatura do contrato do meia com a sua empresa, que tem sede em Bacaxá, na Região dos Lagos do Rio. Além disso, despesas e passagens aéreas foram custeadas por ele. Aliás, o agente garantiu que havia uma negociação encaminhada para transferir Bernardo, que teve seu vínculo com o Vasco encerrado em dezembro de 2015, com uma equipe do Catar. No entanto, ele acabou indo para a Coreia.

Procurado pela equipe de reportagem do GloboEsporte.com, o empresário Márcio Bittencourt não quis se manifestar sobre o caso.

Multa pesada
De acordo com o advogado da Marques Players, Carlos Eduardo Licks Flores, a empresa espera chegar a um acordo amigável nos próximos dias com o estafe de Bernardo para que haja uma ruptura do contrato. Caso isso não aconteça, a intenção da empresa é acionar a Justiça ainda na semana que vem e cobrar a multa rescisória estipulada no documento - que é de R$ 500 mil.

- O pagamento da multa rescisória só ocorre em caso de descumprimento frente ao não pagamento, alguma penalidade escrita no documento, algum descumprimento de uma cláusula do contrato, de remuneração. Até porque o Rian não tem nada contra o Bernardo. Muito pelo contrário. Se a relação tomar um trilho diferente, segue a vida. Mas, se for o caso, a gente vai confirmar essa questão penal pelo que está escrito no contrato. Em tese, sim (estamos cobrando a multa). Já poderíamos cobrar uma cláusula penal pelo descumprimento. Mas não é uma questão patrimonial de valores. Não é a intenção da Marques, não é a forma de trabalho da empresa. Estamos abertos à conversa. Caso não seja pactuado, aí sim, damos o segundo passo - disse o advogado, acrescentando que a queixa da Marques Players é exclusivamente contra Bernardo e tirou qualquer responsabilidade de Márcio Bittencourt.

- O nosso litígio, nossa controvérsia é com o atleta. Ele assina um documento, dotado de todos os requisitos. Se ele assinou com mais gente, com o Márcio, aí é uma questão que, digamos assim, ele mesmo (Bernardo) que vai ter que responder. O Rian já conheço há um bom tempo, não assinaria com uma atleta que teria contrato formado com outro empresário - disse.

Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Bernardo, aos 25 anos, já acumula passagens por clubes como Goiás, Santos, Palmeiras e Vasco, onde chegou em 2011 e era vinculado até o fim do ano passado. Agora pelo Ulsan - cuja transferência não foi vetada por muito pouco -, o meia disputa a Primeira Divisão da Coréia do Sul.



Fonte: GloboEsporte.com