Maior vencedor de clássicos no Rio, Vasco não perde para o Urubu há 7 jogos

Segunda-feira, 15/02/2016 - 10:30
comentário(s)

Com a vitória de 1 a 0 sobre o arquirrival Flamengo (gol de Rafael Vaz), neste domingo, em São Januário, o Vasco não apenas elevou de seis para sete o número de partidas sem perder para o adversário. Aumentou também sua superioridade nos confrontos clássicos do futebol do Rio, somando agora 430 vitórias diante do rubro-negro e também de Botafogo e Fluminense. No caso do Flamengo, desde 1988 os vascaínos não mantinham uma sequência tão positiva. Naquele ano, foram cinco vitórias e cinco jogos seguidos sem derrotas. Do ano passado para cá, são sete confrontos sem derrota, com cinco triunfos e dois empates.

Em meu e-book "Vamos todos cantar de coração: os 100 anos do futebol do Vascão", a ser lançado nas próximas semanas, um dos cspítulos trata exatamente do campeão dos clássicos:

"Os números garantem: o Vasco é o time carioca com maior número de vitórias em clássicos, somadas todas as competições estaduais, nacionais e internacionais em que as equipes do Rio tomaram parte desde o começo do século 20. Verdade que o rubro-negro tem mais triunfos em seus confrontos em separado com cada adversário do Rio, mas os vascaínos têm um somatório maior por causa da grande diferença (56 vitórias a mais) nos confrontos com os alvinegros.

Assim, em 2.219 clássicos cariocas (até este domingo), o Vasco soma 430 vitórias; o Flamengo, 423; o Fluminense, 370; e o Botafogo, 321. Além disso, houve 676 empates.

Em cada confronto envolvendo o time de São Januário, os números são:

Vasco 137, Flamengo 148, Empates 108;

Vasco 146, Fluminense 113, Empates 110;

Vasco 147, Botafogo 91, Empates 98;

O maior rival é o Flamengo, no Clássico dos Milhões, visto por muitos como o maior do país. Esta rivalidade vem desde o remo, já que ambos são clubes de regatas, e começou provavelmente a 12 de agosto de 1900, quando os vascaínos, com o barco Visão, venceram o páreo "Clube de Regatas Flamengo", primeira prova esportiva brasileira que homenageava o rival. Os dois clubes duelam em várias modalidades, tendo decidido vários títulos.

Outro adversário é o Fluminense, no Clássico dos Gigantes, denominação escolhida pelo jornal "Lance". Já foram protagonistas da final do Brasileiro em 1984, ganho pelos tricolores. Ao longo das décadas, os times têm fases de predomínio um sobre o outro. O terceiro adversário é o Botafogo, sobre o qual os vascaínos mantêm ampla vantagem na estatística. Contra o América, o Vasco faz o Clássico da Paz, pois os clubes puseram fim à crise política entre os clubes cariocas nos anos 30."

Fonte: Blog do Nog