Contratos com a Globo proíbem clubes de disputar, durante os Estaduais, competições sem o aval da CBF

Domingo, 07/02/2016 - 13:19
comentário(s)

A Globo tem nos contratos de direitos de transmissão dos quatro principais estaduais (Paulista, Rio, Mineiro e Gaúcho) cláusula que proíbe os times de disputarem simultaneamente ao Estadual competições que não façam parte do calendário da CBF.

A medida é preventiva contra a criação de ligas. A iniciativa obrigou a Primeira Liga, que organiza torneio com times de Minas, Rio e da região Sul, a fechar com a Globo por valor baixo (total de R$ 5,2 milhões).

Na telinha. O Grupo Globo confirmou a cláusula, por meio do departamento de comunicação, e explicou que “resguarda o nosso direito sobre a melhor competição do período dos Estaduais”.

Nosso. A Globo informou que abriu mão de utilizar a cláusula com os times que estão na Primeira Liga, já que é uma competição que transmite em TV aberta e fechada.

Compensação. Em São Paulo, como os clubes receberam cerca de 20% de aumento na renovação do contrato até 2021, houve comprometimento dos grandes de não disputarem torneios regionais durante o Paulistão.

Fonte: Painel FC - Folha de S. Paulo