Riascos e Nenê comandam o Vasco na 1ª goleada com 4 gols pró após 51 jogos

Terça-feira, 02/02/2016 - 10:21
comentário(s)

Se a manutenção da base de 2015 era a aposta do Vasco por uma temporada tranquila, a estreia no Campeonato Carioca serviu para diminuir as dúvidas do torcedor a respeito daquela que parecia ser a maior carência da equipe: o ataque. Com atuação destacada de Nenê e Riascos, o Cruz-Maltino não teve dificuldades para bater o Madureira, em São Januário, e voltou a marcar quatro gols em uma partida depois de quase 10 meses - ou 51 jogos. A última vez tinha sido em 8 de abril, diante do Volta Redonda, em vitória também por 4 a 1. Alento para o torcedor e para Jorginho, que já trata com menos urgência a contratação de um centroavante.

No período entre uma goleada e outra, o Vasco passou em branco em 21 partidas e fez mais de dois gols somente em três oportunidades: nas vitórias sobre o América de Natal, duas vezes, e Rio Branco, pela Copa do Brasil. No segundo semestre, com a chegada de Nenê, o problema até foi minimizado, mas a falta de poder ofensivo foi o fator determinante no rebaixamento para Série B. Com 28 gols marcados em 38 rodadas, o Cruz-Maltino teve o segundo pior ataque da competição, na frente somente do Joinville, que fez 26.

No início dos trabalhos em Pinheiral, a carência no ataque até parecia continuar. No primeiro coletivo, o time titular criou pouco e precisou de um gol de Nenê em lance de genialidade, do meio de campo, para vencer por 1 a 0. Com o passar do tempo, a equipe deu sinais de evolução com a nova formação, que conta com Julio dos Santos como primeiro volante, e tanto Nenê quanto Riascos deixaram suas marcas na vitória por 2 a 1 sobre o Bangu em jogo-treino. No trabalho de quinta-feira, em São Januário, a dupla voltou a se destacar e cumpriu diante do Madureira a expectativa de Jorginho.

Em entrevista coletiva, sexta-feira, o treinador disse que se os dois mostrassem nos jogos o que estão mostrando nos treinos, "não seria preciso contratar ninguém". Recado dado e muito bem atendido. Além dos três gols marcados, Nenê e Riascos foram os jogadores mais participativos do Vasco contra o Tricolor Suburbano. Foi de Nenê, inclusive, o cruzamento para o colombiano abrir o placar. Responsável pelo outro gol vascaíno na partida, Andrezinho comemorou o bom rendimento do ataque:

- É sempre bom começar com vitória. Claro que é apenas o começo. Precisamos melhorar muito. Mas o ponto positivo foi que a equipe conseguiu fazer quatro gols. Mesmo no calor, conseguimos fazer o gol no começo. Que tenhamos um bom ano pela frente.

O poder de fogo do Vasco será novamente colocado à prova na próxima quinta, às 19h30 (de Brasília), diante do América, em Edson Passos. Até lá, está tudo bem em São Januário, e Riascos e Nenê fizeram o clube esquecer, pelo menos por enquanto, o mercado.

Fonte: GloboEsporte.com