Em 2016, Vasco quer São Januário como 'caldeirão'

Quinta-feira, 28/01/2016 - 09:35
comentário(s)

A frieza dos números até tenta maquiar a realidade, mas é inegável que o terceiro rebaixamento da história do Vasco passou muito pelo desempenho ruim em São Januário em 2015. Se no total a equipe conquistou 64,81% dos pontos em casa na temporada, no Brasileirão a média caiu drasticamente para 37,5% no confronto contra grandes equipes. Com clássicos marcados para seu estádio no Estadual, o Cruz-Maltino terá a chance de mostrar ao torcedor que é capaz de fazer o "caldeirão" voltar a ferver. E a tabela da Taça GB ajuda: cinco dos oito jogos acontecerão na Colina.

O primeiro capítulo desta história de recomeço do Vasco terá cara de reprise do ano passado. A campanha que culminou com o título estadual também teve estreia em casa diante do Madureira, como acontecerá no próximo domingo. Na ocasião, pela segunda rodada, deu vitória Cruz-Maltina por 2 a 0. O retrospecto em São Januário no Carioca, por sinal, foi invejável: seis vitórias, um empate e 90,47% de aproveitamento. O diferencial em 2016, porém, é a realização de clássicos no estádio.

No primeiro turno, o Vasco enfrentará o Flamengo e o Botafogo em casa, além de Madureira, Volta Redonda e Friburguense. Oportunidade de apagar o mau desempenho que teve contra clubes da Série A em 2015. Em oito jogos no Brasileirão, foram somente duas vitórias, três empates e três derrotas. O retrospecto aumentou a pressão sobre a equipe que passou quase toda competição na zona de rebaixamento e fez com que o clube transferisse jogos para Cuiabá, Brasília e, principalmente, o Maracanã.



Foram quase quatro meses longe de casa entre a goleada de 4 a 1 sofrida para o Palmeiras e o empate por 1 a 1 com o Corinthians. No adeus, já com a torcida mobilizada contra o rebaixamento, houve vitória: 1 a 0 sobre o Santos em partida marcada por um temporal. No total, foram apenas seis gols marcados e 12 sofridos no Brasileirão.

Com o Maracanã fora de uso, o elenco do Vasco trata os clássicos em São Januário como oportunidade de se reaproximar da torcida na temporada em que projeta o retorno à elite:

- O importante é que o torcedor fique perto, nos apoie aqui em São Januário. Estamos trabalhando muito bem nos treinos. Não merecíamos descer, mas é a vida - disse o colombiano Riascos.

Julio dos Santos foi outro que seguiu a mesma linha e celebrou o retorno definitivo para casa:

- Jogar dentro do seu estádio é importante. Temos que aproveitar. Que seja uma linda festa no clássico.

O primeiro clássico para São Januário está marcado para o dia 14 de fevereiro, diante do Flamengo, às 17h (de Brasília), pela quarta rodada. A última vez que os rivais se enfrentaram no local foi em 2005, com vitória vascaína por 2 a 1. Na sétima rodada, dia 28, o adversário será o Botafogo.

Fonte: GloboEsporte.com