Juniores: Destaques da Copa SP, Bruno Cosendey e Hugo Borges podem ganhar chance nos profissionais

Quarta-feira, 27/01/2016 - 09:37
comentário(s)

Rogério Ceni, Djalminha, Deco, Marcelinho Carioca, Lucas Moura, Raí... A Copa São Paulo de Futebol Júnior sempre fez jus à alcunha de "celeiro de promessas" e revelou todos os nomes citados. A cada edição, pelo menos um jogador desencanta e aparece entre os profissionais dos principais clubes do Brasil. O torneio vencido pelo Flamengo, nessa segunda-feira (25), tem os seus destaques e muitos deles podem aparecer já nos estaduais.

Diante da possibilidade de ver novas caras nos grandes do país, o UOL Esporte faz uma lista de jogadores com chances de atuar pelos profissionais já em 2016. Confira:

Flamengo
Vencedores da competição, Léo Duarte (zagueiro), Ronaldo (volante), Lucas Paquetá (meia), Felipe Vizeu (atacante) e Matheus Sávio (atacante) são os prováveis nomes a aparecer na Gávea em 2016. O técnico Muricy Ramalho evita citar nomes, mas afirma que utilizará alguns dos campeões no time profissional: "Observamos alguns jogadores. Já conversei muito com o pessoal da base. Falar em nomes é difícil. O jogador pode se empolgar ou até o pessoal que cuida da carreira atropelar. Alguns já vão treinar conosco. Estão acima da média", explicou Muricy Ramalho.

Corinthians
A debandada do elenco tem atrapalhado Tite a montar o time, mas o treinador pode encontrar os substitutos dos atletas que foram negociados nas categorias de base. Talentosos, os jovens que terminaram na segunda colocação são. Mas será que terão uma oportunidade com o atual campeão brasileiro? Os mais cotados a subir são: Maykon (volante), Matheus Pereira (meia-atacante), Tocantins (atacante) e Leo Jabá (atacante).

Cruzeiro
Foi por pouco que o time não chegou à decisão da Copinha. Embora o resultado não seja o esperado – o título –, a diretoria sabe que os atletas podem contribuir no elenco profissional. Fabrício (zagueiro) e Alex (meia-atacante) já treinam entre os profissionais e são avaliados pelo técnico Deivid.

América-MG
Famoso por revelar inúmeros jogadores, como Gilberto Silva, Fred e Wagner, o América-MG contará com um reforço de peso vindo da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Matheusinho (meia-atacante) foi o grande nome da equipe no torneio e deve ser utilizado por Givanildo Oliveira no decorrer da atual temporada.

Internacional
Eliminado na quarta fase pelo Corinthians, o Internacional já buscou um dos destaques da Copinha para o seu elenco. Goteira (atacante), do Primavera-SP, se mudou para o Beira-Rio e até já adotou outro nome: Léo Ávila. Além dele, há outros jogadores no clube em condições de atuar: Oliveira (lateral esquerdo), Ortiz (volante), Ariel (meia), Yan Petter (atacante), Mila (atacante).

Palmeiras
Marcelo Oliveira não titubeia ao definir quem tem condições de vestir a camisa do time profissional: Augusto (zagueiro) e Kaue (atacante). Questionado sobre a dupla, o treinador explica: "São os dois mais bem preparados no momento. Há uma integração boa (entre a base e o profissional) no clube. Isso é importante".

Grêmio
Eliminado pelo Ituano, na terceira fase, o Grêmio pode encontrar a solução dos problemas de Roger Machado nas categorias de base. O treinador do profissional busca um centroavante para a temporada e Nicolas Careca aparece como o nome perfeito para o comandante.

Botafogo
Ricardo Gomes já promoveu dois atletas ao elenco principal. Matheus Fernandes (volante) e Ribamar (atacante) foram ao Espírito Santo para participar da pré-temporada botafoguense e estão nos planos da comissão técnica para 2016.

Vasco
O clube ainda não se decidiu, mas estuda a promoção de dois atletas ao elenco profissional. Bruno Cosendey (meia-atacante) e Hugo Borges (centroavante) contam com o apreço da comissão técnica, mas ainda têm situação indefinida.

São Paulo/Santos/Atlético-MG/Fluminense
O quarteto não obteve sucesso na Copa São Paulo de Futebol Júnior e isso se reflete na chegada de jovens ao time principal. Nos quatro casos, nenhum jogador sequer foi promovido. Na Vila Belmiro, John (goleiro) já treinava entre os profissionais e foi "rebaixado" para a disputa da competição.

Fonte: UOL