Preparador Fábio Tepedino fala do trabalho com os goleiros do Vasco

Domingo, 17/01/2016 - 16:23
comentário(s)

Formar jogadores de qualidade não é a única especialidades da "Fábrica de Craques" do Vasco. O Gigante sempre se destacou também por apresentar ao mundo profissionais gabaritados nos mais diversos campos de atuação do futebol. Um deles retornou ao clube no ano passado para trabalhar no sub-20, mas não permaneceu muito tempo por lá. Devido ao trabalho realizado, acabou sendo promovido para o profissional em 2016 e integra a comissão técnica na pré-temporada, em Pinheiral.

O personagem que nos referimos é Fábio Tepedino, novo treinador de goleiros da equipe principal. Atualmente com 32 anos, o profissional iniciou sua trajetória na profissão no início dos anos 2000, em São Januário, pouco tempo após abandonar os gramados. Na Colina Histórica, Tepedino trabalhou nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 antes de aceitar o desafio de trabalhar no exterior, mais especificamente na Arábia Saudita e na Indonésia, onde chegou à Seleção Nacional.

- Comecei no Vasco como estagiário no começo dos anos 2000. Trabalhei em todas as categorias da base. Em 2008, recebi um convite de um clube da Arábia Saudita e acabei aceitando. Passei também pela Indonésia antes de retornar ao clube no ano passado. Agora estou tendo essa oportunidade única no time principal. Já tinha tido algumas experiências anteriores, a maior delas trabalhando próximo do Jair Bragança, profissional que obteve muito êxito na preparação de goleiros do clube. Ele é o treinador de goleiros mais importante com quem trabalhei - afirmou Tepedino.

Tendo como referência o tetracampeão mundial Taffarel, devido ao seu posicionamento quase perfeito e sua forma de administrar as situações adversas que surgiam durante a partida de futebol, Tepedino terá a missão na atual temporada de preparar da melhor forma possível os goleiros Martín Silva, Jordi, Gabriel Félix e Diogo Silva. Na temporada passada, quando já estava no sub-20, Fábio chegou a dirigir os arqueiros mencionados em algumas atividades promovidas pelo antigo preparador na Colina.

- Estamos trabalhando muito, em alto nível, com a ajuda do CAPRRES, que nos fornece dados fidedignos. A partir deles, montamos com nosso gerente científico, o Alex Evangelista, treinamentos diversificados para desenvolvermos em conjunto com a preparação física, composta pelo Joelton, o Gustavo e o Fábio. Esses trabalhos são de uma excelência incrível. Todo esse processo conta com o respaldo do Jorginho e do Zinho. Em relação ao rendimento dos goleiros, posso dizer que realizamos 11 sessões de treinamentos em Pinheiral. O resultado está começando a aparecer agora, mas estamos só no começo. Temos muita coisa pela frente ainda - revelou o profissional.

Dentre os atletas que Tepedino terá a oportunidade de conviver em 2016, o que possui mais história no futebol é, sem dúvidas, o uruguaio Martín Silva. Ao falar sobre a chance de treinar um goleiro de Seleção Nacional (e que já disputou Copa do Mundo), Fábio não esconde a alegria. O profissional destacou o comprometimento do camisa 1 e revelou que o mesmo alimenta dentro de si uma paixão pelo Vasco da Gama.

- Estou tendo uma oportunidade ímpar de trabalhar com um goleiro da qualidade do Martín Silva. É um profissional exemplar e, acima de tudo, um profissional que ama a instituição, que sente um carinho imenso pelo Vasco da Gama. Ele, assim como todos nós que estamos aqui, quer recolocar esse Gigante no seu devido lugar - concluiu o treinador de goleiros.



Fonte: Site oficial do Vasco