Saiba como foi o arbitral do Estadual, que teve a definição dos clássicos em São Januário

Sexta-feira, 15/01/2016 - 21:03
comentário(s)

" Vasco e Flamengo jogam em São Januário." Quem declarou que o local do "Clássico dos Milhões" será na Colina História foi o presidente do Cruz-Maltino, Eurico Miranda, após o arbitral realizado na Ferj, nesta sexta-feira. O dirigente também informou que a proporção de torcida será 90% para o time da casa e 10% para os Rubro-Negros. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, porém, não definiu o preço dos ingressos para os jogos do Campeonato Carioca de 2016. Após manifestações de propostas divergentes, como em 2015, os membros da reunião optaram por deixar os clubes envolvidos nas partidas decidirem o valor. Caso não se chegue a um acordo, a equipe mandante terá poder de decisão.

- Vasco e Flamengo jogam em São Januário. Botafogo vai ter Caio Martins. E o preço depende do mandante. No caso do Vasco, ele é mandante do clássico, por ter sido campeão, como diz o regulamento. Há um compromisso de que as finais possam ser jogadas no Engenhão, segundo o general do Comitê.

Flamengo e Fluminense enviaram representantes com ótimo trânsito entre os integrantes do arbitral, Michel Asseff Filho e Marcelo Penha, respectivamente. E a reunião foi supervisionada diretamente por um dirigente de peso na CBF, o secretário-geral Walter Feldman. Também estiveram presentes o presidente da Ferj, Rubens Lopes e o general Marco Aurélio Vieira, diretor executivo de oprações Rio 2016.

Sobre o jogo contra o Vasco, Assef preferiu não polemizar, assegurando apenas que a principal preocupação do Flamengo é com a segurança.

- Fiz uma observação: quando escolheram o jogo em São Januário, falei em segurança. Sabemos da rivalidade entre os clubes e torcidas e há essa questão. Segundo o presidente da federação, a polícia autoriza o clássico desde que seja na proporção de 90% para o mandante e 10% para o visitante. E a gente tem que cumprir. Se os especialistas em segurança dizem que é possível, quem é o Flamengo para dizer que não? - disse Assef.

O representante flamenguista disse, entretanto, que o clube irá exigir a mesma proporção para a partida no segundo turno, quando o Rubro-Negro terá a chance de ser o mandante do duelo.

- A previsão é que, no segundo turno, um sorteio possa viabilizar um mandante para o mesmo jogo, pra mesma disputa entre as mesmas equipes. Se há a previsão de 90%/10%, no primeiro turno, também vai haver a mesma previsão no segundo, caso o mandante seja o Flamengo, que irá escolher o estádio onde vai jogar e proporção de 90/10%. E há uma possibilidade de o Flamengo jogar fora do Rio na competição.

Grandes decidem local dos jogos como mandantes

Além disso, os quatro clubes grande do Rio decidiram os estádios em que vão mandar suas partidas. O Fluminense ficou com o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, Flamengo no Gilulite Coutinho, em Edson Passos, enquanto Botafogo e Vasco atuarão em São Januário. A partir da terceira ou quarta rodada, no entanto, é possível que o Alvinegro jogue em Caio Martins.

Final no Engenhão

Diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna confirmou que a final deverá ser no Engenhão, graças à autorização do general Marco Aurélio. Porém, evocando o regulamento do campeonato, o dirigente não descartou a possibilidade de as semifinais e a final do Carioca serem realizados em outro estado

- O Rio 2016 esteve presente, com o general Marco Aurélio decidindo que há a possibilidade de ceder o Engenhão para as partidas do dia primeiro e oito de maio (finais). Mas a outra possibilidade é a estabelecida pelo regulamento. A semifinal e os dois jogos da final podem ser realizado em outro estado. Se os times envolvidos concordarem, pode ser em outro estado. Uma parte não querendo jogar, ficará no estado e vamos procurar opção no Rio de Janeiro. Aprovamos hoje uma medida que modifica a questão da divisão de torcida (90%10%) e São Januário e Raulino de Oliveira são estádios que acho compatíveis com uma final.

Final fora do Rio

Eurico Miranda por sua vez foi enfático ao dizer que não há a possibilidade do Vasco atuar fora do estado se chegar às finais da competição. O presidente Cruz-Maltino, contudo, reconheceu que há a possibilidade de haver partidas do Carioca fora do estado, conforme manda o regulamento.

- O Vasco fora do Rio não joga. Sou tão objetivo: fora do Rio não joga. Só joga aqui. Os outros, se quiserem, podem jogar em Manaus, Aracajú. Primeiro que a gente não discute uma hipótese de o Vasco não estar na final, mas é óbvio que se não estiver poderá ter jogo fora, como está no regulamento. Primeiro as finais seriam no Engenhão, ponto. Outros clássicos poderiam ser jogados fora do Rio de Janeiro, mas o Vasco tem uma posição de que não joga Campeonato Estadual fora.

Fonte: GloboEsporte.com