Sorteio das chaves da Copa do Brasil acontece nesta 2ª-feira às 14h30

Segunda-feira, 11/01/2016 - 10:32
comentário(s)

Vai começa o torneio de clubes mais democrático do futebol brasileiro. Nesta segunda-feira (11), às 14h30, a CBF realiza o sorteio da primeira fase da competição. A Copa do Brasil reunirá 80 equipes na nesta etapa, que disputam, em sistema de mata-mata, uma vaga nas próximas etapas até o título, que garante uma vaga na Copa Libertadores 2017.

O sorteio

De acordo com o Ranking Nacional de Clubes da CBF, os clubes serão divididos em oito grupos de A a H. Estes grupos serão separados em blocos 1 e 2 da seguinte forma: grupos A, B, C e D são do bloco 1, enquanto E, F, G e H compõem o bloco 2. Um bloco enfrentará o outro, de maneira que os times do grupo A encontrem os times do grupo E, as equipes do grupo B enfrentem as equipes do grupo F, e assim por diante.

Confira os critérios para a divisão nos grupos

Em cada um dos grupos, os clubes serão distribuídos em dez chaves. Para realizar essa divisão, um pote com bolas numeradas de 1 a 10, em que cada bola representará uma chave.

Para começar, será sorteada uma bola para cada equipe e os dez time serão posicionados de 1 a 10. O procedimento se repetirá até o chaveamento de todos os clubes dos quatro grupos do bloco 1. Na sequência, haverá o sorteio dos grupos do bloco 2, que começará pelo grupo H subindo até o grupo E, quando então todos os adversários serão conhecidos.

Importante lembrar que este sorteio não tem influência nos confrontos da próxima fase da Copa do Brasil. Haverá um novo sorteio para definir os confrontos das oitavas de final.

Acesso da imprensa

O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil será realizado no auditório da sede da CBF, no Rio de Janeiro. O credenciamento de jornalistas para o evento terá início às 12h, na recepção da confederação.

A CBF TV vai transmitir o sorteio ao vivo, através do site oficial da CBF (www.cbf.com.br). Todos os veículos de imprensa estão autorizados a utilizar as imagens desta transmissão .




Fonte: CBF