Em nota, Casaca contesta análise do site 'Placar Errado' e aponta prejuízo ainda maior ao Vasco

Terça-feira, 15/12/2015 - 07:28
comentário(s)

Erros e mais erros

O Casaca! viu ser reverberado pelo site Netvasco uma inverdade produzida pela equipe do site “Placar Errado”, a respeito dos prejuízos sofridos pelo clube no Campeonato Brasileiro 2015.

O referido site entendeu ter havido “apenas” prejuízo de nove pontos ao Vasco no Campeonato Brasileiro (que se tornariam 11 contando a última rodada do certame) e, portanto, errou contra o Vasco pois o número de pontos tirados pela arbitragem foi, na verdade, 14 e não 11 pontos (considerando já os dois ainda não analisados pelo referido site na partida Coritiba x Vasco).

O Netvasco se ateve à tabela e não ao conteúdo das 37 rodadas da competição feitos pela equipe do “Placar Errado”, onde há o resumo de todos os jogos com os respectivos lances nos quais houve erros capitais de arbitragem que influenciaram no ganho e perda de pontos de cada equipe. Com isso publicou um prejuízo de cinco pontos, sem contar o da última rodada do Campeonato Brasileiro e não nove como é expresso no somatório total, rodada a rodada. Segue link abaixo:

http://placarerrado.com.br/site/jogos#

Além disso, em 17 de outubro do presente ano, dois dias após a partida Vasco 1 x 1 Chapecoense, quando afirmávamos que as arbitragens já haviam tomado 10 pontos do Vasco na tabela, a diferença entre nossas afirmações e àquilo publicado pela página era de três pontos.

Na oportunidade recebemos postagem, expressa na matéria “Dez Pontos”, publicada no Casaca! na qual nos foi solicitado que indicássemos as imagens concernentes aos erros que não haviam sido contabilizados pela equipe do “Placar Errado”.

Respondemos a postagem com o seguinte teor:

23/05/2015: Vasco 1 x 1 Internacional-RS

1 – Pênalti sobre Guinazu, cometido por Nilton (INT) aos 15 minutos do 2º tempo.

2 – Pênalti sobre Gilberto, cometido por Paulão (INT) aos 16 minutos do 2º tempo.

20/06/2015: Sport 2 x 1 Vasco

Pênalti sobre Gilberto, cometido por Durval (SPO) na partida do turno aos 20 minutos do 2º tempo.

http://espn.uol.com.br/video/520496_arbitro-deveria-ter-marcado-penalti-de-durval-em-gilberto-em-sport-x-vasco-salvio-mostra

Não mencionamos na época, mas está na rede também a consideração do ex-árbitro Salvio Espínola, do canal ESPN, sobre o lance do pênalti cometido sobre Guinazu, na partida Vasco 1 x 1 Internacional-RS.

http://espn.uol.com.br/video/512358_para-salvio-spinola-vasco-teve-penalti-nao-marcado-em-cima-do-gui-azu

Também vale ressaltar que no canal Sportv, que transmitia a partida Vasco x Internacional houve a consideração de que ocorrera pênalti sobre Gilberto, cometido por Paulão aos 16 minutos da segunda etapa (e nós possuímos o vídeo).

Ressalte-se ainda que além de a postagem ter sido respondida no site Casaca!, o e-mail para o qual foi solicitado que fosse enviado os lances polêmicos recebeu mensagem pessoal de um dos membros do Casaca! e na própria página, em comentários, foi enviado o mesmo teor, tempos depois, ao percebermos que havia a insistência em não se computar tais pontos ao Vasco, tirados do clube em desrespeito às regras do jogo por parte da arbitragem.

Ressaltamos ainda que o clube possui gravados todos os 38 jogos do Vasco Campeonato Brasileiro e nós idem, não obstante também possuirmos conosco declarações de ex-árbitros sobre lances polêmicos, considerações de narradores e comentaristas, inclusive de arbitragem, sobre tais lances, além é claro do nosso crivo sobre as imagens.

Antes da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro o Casaca! fez uma pesquisa minuciosa sobre as seis outras equipes que figuravam na parte debaixo da tabela (Avaí, Chapecoense, Coritiba, Goiás, Figueirense, Joinville), detalhou lance a lance de todas elas, em todas as rodadas nas quais foram prejudicadas ou favorecidas, e chegou à seguinte conclusão, após atualização nas duas rodadas seguintes:

Benefícios de arbitragem:

Chapecoense: 7 pontos

Avaí: 4 pontos

Figueirense: 4 pontos

Goiás: 3 pontos

Avaí: 1 ponto

Prejuízo de arbitragem:

Coritiba: 1 ponto

A equipe do “Placar errado”, antes da última rodada do certame chegou à seguinte conclusão (agora nos baseando tão somente no que está expresso na tabela de classificação deles até a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro):

Benefício de arbitragem:

Avaí: 8 pontos

Chapecoense: 7 pontos

Goiás: 5 pontos

Coritiba: 4 pontos

Neutralidade:

Figueirense: 0 ponto

Prejuízo de arbitragem:

Joinville: 1 ponto

Considerando os benefícios a Coritiba e Figueirense na última rodada, assim terminariam as duas equipes na visão do “Placar Errado”:

Benefício de arbitragem:

Coritiba: 6 pontos

Figueirense: 2 pontos

Como se vê, a análise do Casaca! em relação aos adversários do Vasco na parte de baixo da tabela favoreceu a três deles, coincidiu em relação à Chapecoense e teve mínima discordância quanto à justa pontuação de Figueirense e Joinville (2 pontos de diferença entre a análise do Casaca! e do Placar Errado).

Casaca!

Fonte: Casaca