Juninho, sobre o rebaixamento do Vasco: 'A tristeza é imensa, principalmente do torcedor, que vive isso pela terceira vez'

Domingo, 13/12/2015 - 07:25
comentário(s)

Em participação no programa "Futebol de Verdade", da Rádio Globo, na última 2ª-feira (07/12), Juninho Pernambucano falou sobre o rebaixamento do Vasco para Série B, o terceiro do clube em oito anos. O áudio pode ser acessado por meio deste link. A participação de Juninho se inicia aos 14:25.

Juninho deu as seguintes declarações:

"A tristeza é imensa, principalmente do torcedor, que vive isso pela terceira vez. Eu não vou aproveitar o momento, porque eu fiz uma crítica muito forte no primeiro turno do campeonato, onde o Vasco perdeu para o Atlético Paranaense e eu comentava o jogo, e a direção aproveitou pra inverter a situação dizendo que 'ah, ele não torce a favor'. Então eu não vou aproveitar o momento. Eu anunciei isso muito tempo atrás. E, honestamente, a reação que eu vi no segundo turno, eu tenho que parabenizar a maioria dos jogadores, porque foi uma reação importante, o Jorginho se comportou muito bem, fez um belíssimo trabalho. O Vasco com um final de primeiro turno melhor, antecipando um pouco essa situação, não confiando no time do Campeonato Carioca, teria escapado e com muita facilidade, pelo time que terminou o campeonato."

"Agora, são anos e anos que a gente vem falando que o Vasco precisa profissionalizar todo o futebol, e não ser da boca pra fora. Quando eu falo que camisa não ganha jogo, que história não ganha jogo, é porque é a verdade, isso em todo lugar do mundo. Todo grande clube passa por uma crise, mas essa crise no Vasco ela vem há anos. Então eu lamento pelo torcedor, quando eu vejo as imagens é o torcedor que mais sofre, assim como em todos os países em dificuldade como o nosso é sempre o povo quem vai sofrer e é o torcedor que sofre. A gente espera que o ano que vem seja um ano melhor. Não sou de acordo com excesso de rivalidade, onde se brinca muito com descenso de um time, o próprio rival ao lado, porque essa rivalidade é criada pelas pessoas que fazem o futebol nos clubes."

"Eu só tenho o que lamentar. E eu não tenho mais o que falar, porque eu vinha falando toda segunda-feira e a cada jogo que eu comentava. Não pode na história um time marcar 13 pontos num turno de campeonato, isso é inadmissível, estava na cara que a situação era perigosíssima, que não dava para brincar com aquela situação, que era urgência, uma defesa que tomava muitos e muitos gols... Eu vivi um rebaixamento, por isso que eu falava, era um time muito parecido, eu vivi isso, eu fui rebaixado com o Vasco em 2013, eu não vou me esconder disso. Nós levávamos muitos gols também. O futebol não é só jogar para frente. Isso não existe. Você tem que passar pelas linhas, você tem que fazer tudo que tem que ser feito, você não pode tomar muitos gols na temporada."

"Eu não acredito que tragédia aconteça da noite para o dia, como um clube grande descer para a segunda divisão, como uma grande empresa fechar as portas do dia para a noite. Eu espero que tenham consciência, não vou muito mais longe para que eu não dê a impressão de estar me aproveitando da situação, pelo problema que eu tive com o Rodrigo, da minha relação com o Eurico, é simplesmente o Vasco que perde, é todo um clube e, quem sofre, no fundo, no fundo, é a torcida."



Fonte: NETVASCO (transcrição), Reprodução Internet (foto)