Foto de 1912 mostra barca enfeitada com bandeiras do Vasco levando sócios para piquenique em ilha

Quarta-feira, 02/11/2016 - 23:42
comentários

História das Barcas RJ

RESSACA VASCAÍNA

Por algumas décadas do final do século XIX e início do XX era frequente o aluguel das barcas da Companhia Cantareira para levar grupos fechados de sócios do mais vários clubes e instituições, não só para regatas na Enseada de Botafogo e Icaraí, mas também para passeios e piqueniques em algumas ilhas, inclusive a Ilha do Engenho nas proximidades de São Gonçalo. Sempre que os vascaínos faziam excursão, virava notícia.Eles estiveram la em 1912 e temos uma outra imagem deles indo de barca em 1915.

Neste passeio à Ilha do Engenho publicado na Careta em dezembro de 1912, a barca "Martim Affonso"(construída em 1909 e aposentada em 1956) toda decorada com bandeirinhas e uma enorme bandeira do Vasco, levou os convidados para a comemoração do titulo de remo do Vasco.

Ainda hoje o Vasco possui tradição no remo, sendo a maior remadora brasileira, Fabiana Beltrame, uma de suas atletas. Uma banda da polícia ou bombeiros acompanhou os vascainos em suas travessuras na ilhota. Pode parecer bobo, mas pegar aquela bandeira desfraldada com os tempos de abertura das máquinas de 1912 foi muita sorte.




Fonte: Facebook História das Barcas RJ