Couto Pereira é o mesmo estádio onde o Fluminense se livrou da queda em 2009

Segunda-feira, 30/11/2015 - 14:49
comentário(s)

Dia 6 de dezembro de 2009. No Couto Pereira, em Curitiba, o Fluminense tentava o impossível: escapar do, para muitos, já consumado rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, diante do Coritiba. Na última colocação até a 32ª rodada naquele ano e a cinco de sair da zona da degola, o clube iniciou, na jornada seguinte, uma virada que entrou para a história e intitulou o grupo de 'Time de Guerreiros'.

O atacante Fred liderou a equipe na vitória sobre o Cruzeiro, então quinto lugar, em pleno Mineirão, por 3 a 2. O camisa 9 marcou dois gols, não comemorou, mas sabia da importância daqueles tentos.

Nos jogos seguintes, foram mais quatro vitórias consecutivas - contra Palmeiras, Atlético-PR, Sport e Vitória - antes do histórico empate em 1 a 1 no estádio da capital paranaense. Tão improvável quanto a salvação tricolor, era o rebaixamento alviverde. Logo aos 27 do primeiro tempo, contudo, o meia Marquinho, hoje na Udinese-ITA, bateu falta com força, sem chances para o goleiro Vanderlei. Oito minutos depois, Pereira completou cruzamento de Marcelinho Paraíba e empatou o jogo, mas nada que acabasse com a festa do time comandado pelo técnico Cuca ao final da partida.

Festa, esta, que terminou em cenas de selvageria por parte de uma parcela da torcida do Coritiba. Indignados com o rebaixamento, alguns torcedores invadiram o gramado para agredirem o trio de arbitragem e iniciar uma confusão generalizada com a Polícia Militar.

Dia 6 de dezembro de 2015. Exatos seis anos depois do 'milagre' tricolor, é a vez do Vasco entrar em campo para escrever seu nome na história. Após fazer um pífio primeiro turno - sendo o time com o pior ataque, pior defesa e quem mais perdeu -, a equipe cruz-maltina se recuperou com o técnico Jorginho e chega à última rodada do Campeonato Brasileiro com chances reais - remotas, é verdade - de se salvar.

Curiosamente, o duelo do próximo domingo, às 17h (de Brasília), é justamente diante do mesmo Coritiba, no mesmo Couto Pereira. Não menos curioso é a dependência de um resultado positivo do próprio Fluminense, que joga fora de casa contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

A missão vascaína do fim de semana é bem mais difícil que a do rival em 2009. Além de precisar fazer seu trabalho na capital paranaense e torcer pelo Flu, terá de rezar, também, pela derrota do Avaí, contra o Corinthians, na Arena, em Itaquera.

Fonte: ESPN.com.br