Em 2013, Vasco e Santos empataram por 2 a 2 no Maracanã; relembre

Domingo, 29/11/2015 - 01:24
comentário(s)

O “É Gol na Memória” não precisou ir longe para relembrar um duelo marcante entre Vasco e Santos, equipes que se enfrentam neste próximo domingo em São Januário, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. No dia 10 de novembro de 2013, a situação era semelhante. O Gigante da Colina lutava contra o rebaixamento e o Peixe já não vislumbrava maiores objetivos. O resultado foi um empate por 2 a 2 num Maracanã com mais de 50 mil pagantes, e que ainda acalentava o sonho da fuga da queda no Vasco, rebaixamento que se tornou inevitável no fim (assista ao vídeo).

Logo aos sete minutos de jogo, Juninho Pernambucano caiu estirado no campo após cobrança de falta. Lesionado, deixou a partida que ficou marcada como sua despedida de jogos oficiais. Aos 22 minutos, o lateral Bruno Peres avançou pelo meio, observou a posição do goleiro Alessandro e colocou no ângulo. E se a situação do Vasco ainda podia ficar pior, de fato ficou quatro minutos depois. Montillo cobrou falta para a área, a defesa vascaína parou e o garoto Gustavo Henrique subiu para marcar o segundo gol do Peixe.

Quando a possibilidade de abatimento parecia real, a reação do Vasco veio rapidamente. Aos 28 da etapa inicial, Fagner levantou bola na área, Edmilson errou a tentativa de toque para o meio da área e pegou o rebote, mandando a bola no ângulo. O empate só chegou aos 32 minutos do segundo tempo, quando André tabelou com Edmilson e chutou fraco e colocado no canto direito de Aranha.

Apesar do tropeço em casa àquela altura, o Vasco chegou a ganhar uma posição na classificação, passando a ocupar o 16º lugar, já fora da zona de rebaixamento. Porém, após 38 rodadas, o time caiu para a Série B ao termina na 18ª posição. O Santos encerraria o campeonato na sétima colocação.

No domingo, pela 37ª rodada, o Vasco joga sua vida na competição. Em 18° com 37 pontos, precisa vencer e torcer por outros resultados para chegar à rodada derradeira ainda sonhando com a fuga da degola. O Santos, com 55 pontos na sexta posição, ainda pode alcançar a vaga na Libertadores pelo Brasileiro, mas está todo voltado com seus titulares para a final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, na quarta-feira. Assim, o técnico Dorival Júnior mandará um time reserva a campo no Rio de Janeiro.

As escalações

Vasco: Alessandro; Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Abuda, Juninho Pernambucano (Jhon Cley, Bernardo) e Pedro Ken; Marlone, Edmílson e Reginaldo (André). Técnico Adilson Batista

Santos: Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alan Santos (Willian José), Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Geuvânio. Técnico: Claudinei Oliveira

Fonte: Sportv.com