Torcedores fazem as contas para saber as chances do Vasco escapar do rebaixamento

Terça-feira, 24/11/2015 - 12:08
comentário(s)

- Torcedor, prepare o seu coração e faça orações, se por acaso for religioso, pois, para escapar do terceiro rebaixamento, o Vasco vai precisar muito mais do que simplesmente fé em sua poderosa Cruz de Malta. A duas rodadas do fim do Brasileiro é preciso usar a velha calculadora e ligar o secador, na velocidade máxima, para descobrir o caminho que pode livrar o Gigante da Colina de seu calvário. Uma espinhosa jornada, que começou na distante quarta rodada do campeonato, quando o time atolou no Z-4 e não saiu mais. De lá para cá, a equipe só ganhou fôlego novo com a chegada do técnico Jorginho — desde então, conquistou quase o dobro de pontos do turno, 24 a 13.

Mas nem a boa campanha foi suficiente para aliviar o sofrimento. Para desespero da torcida, hoje o Vasco não é capitão do seu destino. Para fugir da degola, além da obrigação de vencer o Santos, domingo, em São Januário, e o Coritiba, dia 6, no Couto Pereira, também terá que rezar de joelhos por tropeços dos adversários diretos — Avaí, Figueirense e o próprio Coritiba.

Para ficar vivo até a última rodada, o primeiro desafio será bater domingo um adversário que ainda sonha com a Libertadores. Em 6º lugar, com 55 pontos, o Santos está a um ponto do G-4 e com 15% de chances de chegar à Libertadores, segundo o matemático Tristão Garcia. Para complicar ainda mais a dramática situação do Gigante da Colina, até mesmo uma vitória contra o time santista pode ser fatal.

Por isso, é preciso ligar o secador na potência máxima e torcer muito para que Coritiba e Figueirense tropecem. Se ambos vencerem — Palmeiras e São Paulo, respectivamente —, o Vasco estará virtualmente rebaixado devido à enorme diferença de saldo para os rivais (confira o quadro).

Caso perca para o Santos, será fim de linha, hipótese que não passa pela cabeça de ninguém em São Januário. Também é preciso ficar de olho bem vivo no Avaí. Com 38 pontos, o time catarinense enfrenta no sábado a Ponte Preta, na Ressacada, e depois o campeão Corinthians, no Itaquerão. Se vencer os dois jogos, se manterá à frente do Vasco, por ter hoje um ponto a mais na tabela do Brasileiro. Na melhor das hipóteses, só poderia conquistar mais quatro pontos, desde que o Gigante vença seus jogos.

No cenário ideal, o Vasco pode chegar à última rodada precisando somente da vitória sobre o Coxa, num confronto direto contra a degola, fora de casa. Um desafio de titã, digno de um Gigante que, em sua fantástica história, nunca desistiu de acreditar.

Muita fé nas últimas rodadas

A calculadora e o secador serão itens fundamentais para o torcedor vascaíno nas duas últimas rodadas do Brasileirão. O cruzmaltino Antônio Melo aposta na reação da equipe e no tropeço dos adversários para que o Vasco continue na Série A em 2016.

“A esperança é a última que morre. O time melhorou e eu vou continuar secando os rivais”, afirma Antônio.

Mas, se torcer contra os adversários em risco não for o suficiente, o jeito é pedir ajuda aos céus. Almir Fernandes já está fazendo suas preces. “Só Jesus salva o Vasco, e sei que ele é vascaíno. Já estou orando e acredito na virada”, torce o aposentado.

O que está em jogo para o Vasco

SE VENCER O SANTOS E O CORITIBA

O Vasco chega a 43 pontos e, ainda assim, para seguir na Série A, precisa torcer para que o Coritiba não vença o Palmeiras, na capital paulista. O Avaí também teria que fazer no máximo quatro pontos (diante de Ponte Preta, em casa, e Corinthians, no Itaquerão) ou o Figueirense, dois (São Paulo, no Morumbi, e Fluminense, em casa).

SE EMPATAR COM SANTOS E VENCER O COXA

O Vasco chegaria a 41 pontos. Nesse caso, teria que torcer para o Palmeiras derrotar o Coritiba. Já o Avaí teria que somar no máximo dois pontos ou o Figueirense teria que perder os dois jogos. O Goiás também teria que conquistar no máximo quatro pontos (diante de Chapecoense, fora, e São Paulo, em casa).

SE BATER O SANTOS E EMPATAR COM O COXA

O Vasco somaria 41 pontos, mas precisaria que o Avaí fizesse no máximo dois pontos, e que o Figueirense perdesse os dois jogos. O Goiás também teria que somar no máximo quatro pontos em dois jogos.

VITÓRIA DO COXA E FIGUEIRENSE NA PRÓXIMA RODADA

Se a dupla do Sul ganhar os seus jogos, o Vasco estará virtualmente rebaixado à Série B, mesmo vencendo as duas últimas partidas. Nesse caso, o time só escaparia da queda se tirasse uma diferença enorme no saldo de gols. Hoje, o Coritiba tem saldo de -13, o Figueirense de -14 e o Vasco, de -27.





Fonte: O Dia