Confira a íntegra da entrevista coletiva de Jorginho após Joinville 1 x 2 Vasco

Domingo, 22/11/2015 - 21:51
comentário(s)

Jorginho chegou para a coletiva de imprensa com semblante de alívio no rosto. A vitória por 2 a 1 sobre o Joinville manteve vivo o sonho do Vasco de escapar do rebaixamento. Ao mesmo tempo, porém, o treinador aparentava certa tensão com o sufoco que o time levou no fim do segundo tempo, ameaçando os 2 a 0 tranquilos da primeira etapa. Sem contar os clássicos como visitante - venceu nesta condição Flamengo e Fluminense -, o Vasco chegou a terceira vitória fora de casa no Brasileiro - todas sob comando de Jorginho. E agora tem um desafio: voltar a vencer em casa, o que não acontece desde a partida com o Sport no início do segundo turno

- Estamos partindo para uma grande reação, mas temos dois jogos que são os jogos da nossa vida agora - disse o treinador do Vasco, logo no início da coletiva de imprensa.

A carga emocional da partida era grande, o que se refletia também na expressão do treinador. Até em caso de empate, dependendo dos outros resultados, o Vasco poderia sair de Joinville de novo rebaixado para a Segunda Divisão. Mas tudo começou a ficar mais claro quando Nenê colocou a bola no ângulo direito de Agenor, com apenas cinco minutos de jogo. O jogador, artilheiro isolado do time na competição com oito gols, é o trunfo valioso de Jorginho e foi capitão do time nesta tarde em Joinville - sem Rodrigo, suspenso.

- Muito bom contar com esse jogador. Além da qualidade técnica, como a gente viu na tirada dele no gol, ele nao desiste, quer mais, tem sonhos, quer realizar sonhos na vida dele. Pode ver que quando ele perde a bola, é o primeiro a dar combate. Além de estar o tempo todo preocupado com a tática da equipe, ele coordena o time tempo todo. Quando a bola bate no pé dele, a gente sabe que vem coisa boa. Tem carta na manga, tem o diferencial. Tivemos paciência necessária para esperar ele entrar em forma - comemorou o treinador, que não quis nem pensar na possibilidade de perdê-lo para o último jogo da competição. Nenê está pendurado com dois cartões amarelos.

- Não lembra disso não. Deixa isso quietinho (risos).

Confira em instantes a entrevista completa de Jorginho após a partida:

Partida contra o Santos

Vamos enfrentar uma das melhores equipes do futebol brasileiro hoje. O Santos, com ótimos jovens jogadores, tem Ricardo Oliveira, um atleta muito experiente, em ótima fase, a gente sabe o quanto vai ser difícil. Vamos ter mais tempo para descansar, para treinar e temos que saber poupar os jogadores, que estão bem cansados principalmente pelos dois jogos seguidos em quatro dias. E ainda jogamos com um a menos quase todo o segundo tempo contra o Corinthians, o melhor time do campeonato.

Recuperar jogadores

Ótimo ter tempo para recuperar alguns jogadores. Alguns sentiram dores, o Madson tomou outro tostão hoje no jogo, uma pancada e temos que tomar todo cuidado com ele. Se o jogo fosse na quarta, não sei se o teríamos para o jogo. Não podemos ficar tranquilos, não saímos da zona de renaixamento. Ainda é muito difícil, mas estamos mais próximos do que estávamos antes.

Construção rápida do placar

Acho que a forma como entramos ligados no primeiro tempo, acreditando em todas as bolas, tivemos duas oportunidades rapidamente, conseguimos fazer o gol numa bola que era a nossa preocupação do jogo deles, que era justamente a bola alta. E sabemos que times grandes sofreram aqui, empataram, perderam, por isso foi determinante começar como começamos. Eles vieram num 4-4-2 esperando nosso erro. Mas fomos bem. Soube do resultado do Corinthians e São Paulo (6 a 1 para os campeões brasileiros) e lembro como a equipe foi guerreira com um a menos e quase ganhamos do Corinthians, uma equipe de extrema qualidade.com um plantel maravilhoso. Mas repito: ainda é muito difícil. Estamos partindo para uma grande reação, mas temos esses dois jogos que são jogos da nossa vida agora.

Sufoco no fim

Recuamos demais. a gente tentou manter a posse de bola, girando de um lado para o outro, ficamos mais de um minuto com a bola no pé, quando perdemos, recuperamos no campo adversário. Mas eles conseguiram ganhar terreno fazendo ligação direta com o Kempes. Alertamos essa semana para essa jogada perigosíssima, ele é diferenciado nessa posição. Não tem estrutura física tão alta, mas é impressionante a impulsão dele. Ele segurar o adversário.

Nenê pendurado

Não lembra disso, não, deixa isso quietinho. A gente está sempre monitorando, tanto ele quanto Andrezinho são importantíssimos para a gente. É bom frisar, porém, que temos jogadores que têm entrado muito bem, cumprindo seu papel muito importante. Mas o Nenê tem controle emocional para se segurar. Até teve um momento que ele reclamou do bandeira, pedi para ele segurar por conta do cartão.

Ausência de Luan

Luan vem muito bem nos últimos jogos, acredito muito nele para o futuro na seleção brasileira. Mas temos bons zagueiros no nosso plantel. Hoje entramos com Rafael Vaz, entrou o Aislan, temos o Anderson Salles, o Jomar. E foi importante ter o Rodrigo presente com a gente hoje.

Mudança Jorge Henrique por Rafael Silva

É bom contar com o Jorge, um jogador de coração valente. Ficamos muito feliz com a participação dele. Tomamos uma decisão de não entrar com o Rafael Silva hoje, entrar com meu xará. Apesar da pouca estatura, ele sobe muito bem, briga muito. Não desiste de nenhum momento e foi determinante. Tenho falado para os jogadores. Costumo dizer que um minuto de cada um deles pode fazer grande diferença. O Aislan nunca tinha entrado comigo e hoje ele tirou a bola do jogo o chute do Marcelinho Paraíba. Deixo muito claro isso para os meus atletas, um minuto bem feito pode determinar nosso futuro.

Voo fretado

Isso foi muito importante, foi uma sacada da diretoria, que vem contribuído muito bem conosco. Isso evitou um desgaste maior. Teríamos que ir para São Paulo para depois vir para cá. Ou vir por Florianópolis. Nesse momento tudo é importante quando estamos dando nosso melhor para conseguir nosso objetivo. Quero deixar claro que continuamos em situação delicada. Estamos em guerra e não podemos relaxar em nenhum momento.

Mensagem de Eurico

Ele foi bem direto. Disse que sempre acreditou, apesar das dificuldades. Ele queria passar isso para a nossa equipe. Sempre com a fé de tudo vai acontecer bem, acreditando nos jogadores.

Fonte: GloboEsporte.com