Juvenil: Vasco decide a Taça Rio neste sábado às 15h45 em São Januário contra o Urubu

Sexta-feira, 13/11/2015 - 17:25
comentário(s)

O sábado (14/11) será de decisão para o Vasco na categoria sub-17. Em São Januário, às 15h45, o juvenil disputará a final da Taça Rio contra o Flamengo. Campeão da Taça Guanabara, o Gigante entrará em campo ciente de que um triunfo o fará retornar ao topo estadual na categoria após 15 anos. Um insucesso, entretanto, não acabará com as chances vascaínas, apenas provocará a realização de outros dois jogos, esses válidos pela final geral do Carioca.

A partida deste fim de semana não será a primeira entre vascaínos e rubro-negros nesta temporada. Até o momento, os rivais já duelaram duas vezes, ambas pelo Campeonato Estadual. Na fase de classificação do primeiro turno, o Almirante venceu fora de casa pelo placar de 2 a 1. Já segundo turno, o clássico foi disputado em Xerém e o resultado final acabou sendo o mesmo: 2 a 1 para o Vasco.

O clube de São Januário também levou a melhor no último confronto eliminatório contra o Flamengo no sub-17. Em 2014, após empate por 1 a 1 no tempo normal, o cruzmaltino superou o adversário por 6 a 5 nas cobranças de pênalti e conquistou uma vaga para a finalíssima da Taça Rio. O retrospecto vascaíno em clássicos na temporada também é animador.

Em 2015, o Vasco enfrentou os principais rivais cariocas nove vezes e obteve nada mais, nada menos que oito vitórias, duas delas nas penalidades. A única derrota foi para o Botafogo, na penúltima rodada da fase de classificação da Taça Rio. O alvinegro, porém, foi a equipe que o Gigante da Colina superou no fim de semana na semifinal do citado torneio.

Adversário na decisão, o Flamengo alcançou a semifinal na Taça Guanabara e encerrou a fase de classificação do segundo turno na quarta colocação. O clube da Gávea, entretanto, carimbou seu passaporte para a finalíssima derrotando fora de casa o time de melhor campanha: Nova Iguaçu. O rubro-negro é também o atual vice-campeão da Taça Belo Horizonte.

Título da Carioca sub-15 de 2013 serve de inspiração

A equipe sub-17 do Vasco da Gama é formada em 2015 por jogadores nascidos nos anos de 1998 e 1999. A última vez que essas duas gerações haviam dividido uma categoria da base cruzmaltina foi em 2013, quando os atuais defensores do juvenil integravam o sub-15. O desempenho na ocasião não foi apenas excelente, mas histórico.

Na oportunidade, o Gigante da Colina conquistou quatro títulos (Taça Guanabara, Copa da Amizade Brasil-Japão, Torneio Guilherme Embry e Campeonato Carioca) e deu fim, curiosamente, a um tabu que já durava 15 anos, pois o cruzmaltino não sabia o que era conquistar quatro títulos na categoria infantil desde a temporada de 1998.

O último troféu levantado foi o do Carioca. Em 30 de novembro, o Almirante empatou em 0 a 0 com o Flamengo na Gávea e alcançou seu 11º título estadual. A taça só foi para São Januário, porém, devido ao resultado do primeiro jogo, ocorrido uma semana antes. A equipe vascaína venceu por 1 a 0, com gol de Robinho, um dos destaques do grupo sub-17.

- Vivi um momento mágico naquela final contra o Flamengo. Fazer o gol da vitória contra um dos maiores rivais do Vasco numa final é maravilhoso. Mesmo na base, nós já sentimos e sabemos a importância de jogar um clássico como esse. Tive uma excelente atuação naquela partida. Vou fazer de tudo para apresentar um nível de futebol maior amanhã. Ao lado de toda a equipe juvenil, espero ter um sábado vitorioso. Queremos dar alegrias ao torcedor vascaíno - afirmou o jovem Robinho.

Fonte: Site oficial do Vasco