Juvenil: Técnico Marcus Alexandre projeta semifinal da Taça Rio, neste sábado, contra o Botafogo

Sexta-feira, 06/11/2015 - 17:54
comentário(s)

Dois jogos separam o Vasco da Gama da quebra de um incômodo tabu. No próximo sábado (07/11), às 15h45, o Gigante da Colina encara o Botafogo pela semifinal da Taça Rio sub-17. Dono da segunda melhor campanha da fase de classificação, o cruzmaltino quer bater o alvinegro para seguir com chances de conquistar de forma antecipada o Campeonato Carioca. Isso só será possível porque foi o Almirante o grande campeão da Taça Guanabara, turno inicial do torneio.

Se conseguir repetir o mesmo desempenho, o juvenil reconquistará a hegemonia estadual após 15 anos. A última vez que o clube de São Januário encerrou uma temporada como vencedor na categoria sub-17 foi em 2000. A possibilidade de fazer história por uma das equipes mais tradicionais do país anima não só os jogadores, mas toda a comissão técnica, em especial Marcus Alexandre, treinador que possui uma trajetória vencedora em outras categorias da base vascaína.

- Disputar essa semifinal era algo que estávamos buscando desde o início do segundo turno. Trabalhamos ao longo da Taça Rio para ficar entre os quatro primeiros. Chegamos a liderar em alguns momentos, mas acabamos terminando em segundo. Nosso objetivo é conquistar o Carioca de uma forma direta. Esse era o nosso objetivo antes do início do estadual. Hoje, alguns meses depois, ele segue sendo viável. Teremos dificuldades, pois algumas equipes cresceram, em especial o Flamengo, o Botafogo e Nova Iguaçu, que fez uma campanha impecável na primeira fase. Alcançamos a primeira meta. Iremos agora em busca da principal, que é o título da Taça Rio e, consequentemente, a quebra desse tabu - afirmou o comandante.

O clássico entre vascaínos e alvinegros será disputado no Estádio de São Januário. Essa será a terceira vez que os rivais duelarão na Colina Histórica em 2015. Nos primeiros encontros, ocorridos na fase de classificação e na semifinal da Taça Guanabara, o Gigante venceu pelo placar de 1 a 0. O bom retrospecto, porém, não é a única coisa que precisa ser comemorada. O Vasco, pela primeira vez, terá à disposição, num jogo da Taça Rio, todos os seus titulares.

- Jogar em São Januário é sempre um prazer imenso, pois é a nossa casa. Serve de motivação para os atletas jogar aqui. Nosso objetivo maior é formar atletas, mas o título é importante para coroar o trabalho, para revelar jogadores com 'DNA de campeão'. Iremos ter a oportunidade de utilizar uma formação que nos trouxe bastante segurança no primeiro turno. Graças a Deus, iremos repeti-la num momento decisivo, nas fases finais. Isso é importantíssimo, até porque aumenta o nosso entrosamento, o nosso equilíbrio e a harmonia dos jogadores, que jogam juntos faz um bom tempo. É mais um detalhe que nos traz confiança. Vamos somar nossas forças para conquistar uma vaga para a final - disse Marcus Alexandre.

Formado por jogadores nascidos nos anos de 1998 e 1999, o sub-17 cruzmaltino é o "Rei dos Clássicos" no Campeonato Carioca. Até o momento, o Gigante da Colina enfrentou os rivais Botafogo, Flamengo e Fluminense oito vezes no estadual e obteve sete vitórias. O único resultado adverso foi justamente contra o alvinegro, na penúltima rodada da fase de classificação da Taça Rio. Vitória do clube de General Severiano em Niterói por 1 a 0.



Fonte: Site oficial do Vasco