Delfim, presidente da Federação de SC, leva apenas advertência do STJD

Quinta-feira, 29/10/2015 - 14:08
comentário(s)

Bruno Lima ‏@BrunoLimaTUPI
Aqui no STJD, Delfim Peixoto levou 15 dias de suspensão, mas com a pena convertida em advertência por ser réu primário.

Fonte: Twitter do jornalista Bruno Lima/Rádio Tupi


Gafe, esquecimento e amizade com Eurico: Delfim é advertido no STJD

Presidente licenciado da Federação Catarinense de Futebol e vice-presidente da CBF, Delfim Peixoto escapou de punição e levou advertência no julgamento desta manhã no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Na sessão do STJD, o catarinense de 74 anos lembrou suas raízes vascaínas, mostrou decepção com os ataques de Eurico e cometeu gafe ao se referir ao “falecido Calçada”, referindo-se a Antônio Soares Caçada, ex-presidente do Vasco, que está com 92 anos. No fim da sessão, Delfim pediu a palavra para se corrigir e dizer que "felizmente Calçada está vivo e com todo vigor".

No voto, o relator do processo levou em consideração que o réu era primário e converteu a pena de 15 dias para advertência, sendo seguido por unanimidade (4 a 0) pelos demais auditores, que consideraram o julgamento de ordem política, no âmbito da disputa de poder da CBF, e mais até questão pessoal a ser resolvida entre os dois presidentes - Eurico e Delfim.

No início do julgamento, a defesa de Delfim, representada pelo advogado Osvaldo Sestário, exibiu prova de vídeo com trechos de entrevistas de Eurico Miranda e depois do presidente da federação de Santa Catarina, que fez um depoimento longo para os auditores. Delfim se disse decepcionado com Eurico, a quem disse ser amigo de 40 anos – citando, inclusive, um convite para levar o filho para jogar no Vasco, além de encontros em restaurante na Barra, após assembleias na CBF.

Delfim disse que apenas reagiu às entrevistas de Eurico, relatando revolta com o caso do filho, que, segundo ele, superou o problema com as drogas depois de diversos tratamentos. Ele afirmou que um delegado da região, que se tornou desafeto na região, manipulou a sentença para condenar seu filho por tráfico de drogas.

O presidente da Federação Catarinense admitiu que se esqueceu da presença no vestiário na partida Chapecoense 1 x 0 Vasco, do dia 7 de julho. Ele lembrou que esteve no vestiário depois da entrevista de Eurico Miranda, no dia seguinte ao empate por 1 a 1 com a Chapecoense no segundo turno. Mas justificou a presença pelo desenho do estádio para chegar ao camarote em que assiste às partidas. Delfim levou fotografias para mostrar como se chega ao seu local e disse que “não é um estranho” no vestiário da arbitragem. Ele lembra que passou por ali porque não tinha outra opção e admitiu que entrou por “anos e anos” em vestário, pondo, entretanto, novo desafio a Eurico: que ele provasse ter cantado a arbitragem em algum momento.

- Ele disse, primeiro, que fui ao vestiário na Ressacada. É mentira. Isso era mentira. Quando ele deu a entrevista no dia seguinte, falou do jogo Chapecoense x Vasco. Na hora eu me lembrei. Na hora que me ligaram eu afirmei que realmente tinha ido. Eu não menti, também posso me esquecer. Foi o único jogo do campeonato em que passei no vestiário do árbitro. Não foi opção por ofender seu Eurico, que é meu amigo. Foi reação indevida. O idiota que coloquei foi nessa situação – disse Delfim, desculpando-se pelo desabafo e lembrando que não achava justa uma punição.

Defesa cita "arrogância desmedida" de Eurico

Delfim lembrou que o time pelo qual torce em Santa Catarina já caiu seis vezes para Segunda Divisão estadual – alfinetando outros presidentes de federação – e falou que poderia citar “filhos de Eurico que estão dentro do clube”, mas que não o interessa entrar neste mérito. Na sustentação da defesa, Osvaldo Sestário, que já advogou para o Vasco, lembrou que a acusação inicial de Eurico, que ele esteve no vestiário na partida contra o Avaí, era mentira.

Sestário trouxe arquivo da 4ª Vara Federal e citou trecho de sentença em que o magistrado relata a personalidade de Eurico como de uma pessoa com "arrogância desmedida", em depoimento na Justiça comum em que o presidente do Vasco lamentava que estivesse "perdendo tempo" na sessão no tribunal.

- Estamos tratando de uma pessoa super inteligente que, quando quer, desvia o assunto para outro fato de qualquer natureza - afirmou Sestário.

A procuradoria denunciou Delfim no artigo 258 do CBJD, por atitude contrária à disciplina no esporte. Em entrevista ao GloboEsporte.com, Delfim chamou Eurico de "mentiroso e idiota".

Fonte: GloboEsporte.com