STJD terá entrada controlada nesta 5ª-feira, dia dos julgamentos de Eurico e Delfim

Quinta-feira, 29/10/2015 - 05:50
comentário(s)

São sete processos em pauta, mas dois deles são mais aguardados na pauta da 5ª Comissão Disciplina do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Eurico Miranda, presidente do Vasco, e Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol e vice-presidente da CBF, serão julgados pelos auditores na sessão presidida por José Perdiz de Jesus. Os processos dos desafetos, segundo a pauta da comissão do STJD, devem ser o quarto e quinto julgados - o que só está previsto para acontecer a partir das 13h.

Para evitar qualquer princípio de confusão, a segurança do tribunal vai controlar a entrada, sem permitir pessoas com utensílios de times de futebol. Na ordem do dia, ainda há casos do goleiro Rogerio Ceni, do São Paulo, de David Braz e de Gabriel, do Santos. Por atraso no início da partida contra o São Paulo, o Vasco também pode ser punido, conforme o artigo 206 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Eurico e Delfim, que são advogados, terão participação ativa na defesa dos processos. O presidente do Vasco vai até fazer a própria defesa, dividindo o tempo de sustentação com o advogado que representa o clube no dia a dia do STJD.

Saiba tudo sobre o julgamento desta quinta no STJD:

A denúncia contra Eurico: Pelas entrevistas coletivas após o empate com a Chapecoense, o presidente vascaíno foi denunciado no artigo 258, inciso II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em ato de desrespeito à equipe de arbitragem, por afrontar preceitos de boa ética. A procuradoria defende que as entrevistas colocaram em dúvida a lisura do trabalho de arbitragem e que Eurico levantou suspeitas “sem evidências de um possível complô político”. O presidente vascaíno também foi denunciado pela declaração de que vai promover "guerra sem quartel" contra a CBF e o presidente Marco Polo Del Nero, sendo enquadrado no artigo 243-D do CBJD, que fala em incitação à violência de torcedores.

A denúncia contra Delfim: A procuradoria denunciou Delfim no artigo 258 do CBJD, por atitude contrária à disciplina no esporte. Em entrevista ao GloboEsporte.com, Delfim chamou Eurico de "mentiroso e idiota".

Início do julgamento: A partir das 13h, na sessão da tarde do STJD, o relator auditor Matheus Gregorini lê o relatório do processo. A defesa ou a procuradoria podem exibir provas de vídeo em seguida. No julgamento de Delfim, o auditor relator é Rodrigo Raposo.

Perguntas: Denunciado (Eurico) e testemunhas, caso haja, ficam à disposição da defesa, da procuradoria e dos auditores. As testemunhas ficam do lado de fora da sala do tribunal e só entram quando são chamadas.

Sustentações: A procuradoria exibe e desenvolve a denúncia, com até 10 minutos para a sustentação. Depois, Eurico e Paulo Máximo devem dividir mais 10 minutos para tentar convencer os auditores da absolvição do presidente do Vasco. Para representar Delfim, o advogado Osvaldo Sestário, que já representou o Vasco - e move processo contra o clube - está escalado pela Federação Catarinense de Futebol.

Votos: O relator do caso de Eurico dá o primeiro voto, com a pena ou absolvição prevista. Depois, cada auditor dá sua sentença e o presidente da sessão vota por último e, após colher todos os votos, dá o resultado da sessão.



Fonte: GloboEsporte.com