Vasco precisa de 5 vitórias em 6 jogos para não cair, diz matemático

Terça-feira, 27/10/2015 - 08:56
comentário(s)

Cinco é o número mágico do Vasco nesta reta final do Campeonato Brasileiro, porque é a quantidade de vitórias que o time precisa acumular para escapar do terceiro rebaixamento para a Série B. Mas em apenas seis partidas, cinco significa muito mais, representa 83,3% de aproveitamento, uma arrancada quase perfeita para se manter na Primeira Divisão. Até o momento, a equipe conquistou 31,3% dos pontos em disputa.

Caso sirva de consolo, o tamanho do milagre poderia ser ainda maior. De acordo com o matemático Tristão Garcia, a tabela da Série A vive uma tendência de redução no número de pontos necessários para sair da zona de rebaixamento:

- O número necessário para não cair com total certeza é 45 pontos. Mas a tendência é de queda dessa pontuação. Com 44 pontos, não é garantido, mas eu apostaria que o Vasco não cairia.

Com apenas 30 pontos na competição, neste caso, o time de Jorginho precisaria de mais 14 - quatro vitórias e dois empates. De qualquer forma, a possibilidade de tropeçar e ainda assim seguir na luta para fugir da queda já virou passado há muito tempo.

A distância do Vasco para o Avaí, primeiro time fora do grupo dos quatro últimos, é de quatro pontos. Porém, com 29 de saldo de gols negativo, o Cruz-maltino precisa garantir ao menos um ponto a mais que os rivais para não contar com o critério de desempate que o desfavorece. Para se ter uma ideia, o Avaí, com o segundo pior saldo de gols, possui menos 21.

Em uma hipótese muito pouco provável de todos os adversários diretos na briga para escapar do rebaixamento perderem todos seus jogos até o fim do Brasileiro, o Vasco precisaria de cinco pontos, uma vitória e dois empates nas seis partidas que faltam. Entretanto, tal combinação de resultados, para os vascaínos, é tão boa quanto difícil de acontecer.

Hoje, com o relógio cada vez mais como adversário, o Vasco inicia a preparação para enfrentar o Fluminense, domingo, no Nilton Santos. Inicialmente, apenas o lateral-esquerdo Julio Cesar desfalca a equipe. Durante a semana, ele será preparado para o clássico. Com a corda no pescoço, ao menos o Vasco ainda depende de suas próprias forças para não passar mais um vexame histórico.

- Temos esperanças, porque o time está jogando bem. O resultado nos dá ansiedade, mas vamos seguir lutando até o fim - ressaltou o lateral-direito Mádson.

Com a real noção do tamanho do drama, resta saber quem será o santo milagreiro do Vasco neste fim de ano.

Fonte: Extra Online