Aos 41 anos, ex-vascaíno Dodô anuncia o fim da carreira de jogador e mira a de treinador

Terça-feira, 27/10/2015 - 05:32
comentário(s)

O balançar das redes e o sorriso jocoso de quem se diverte com a própria criação, definitivamente, fazem parte do passado de Dodô. Artista da bola que por mais de duas décadas se acostumou a erguer os braços para o céu para ser reverenciado pelos gols bonitos, o atacante - que não atua desde 2013 - finalmente reconheceu que foi vencido pelo tempo, aos 41 anos. Pouco mais de 13 meses após dizer que ainda não se considerava aposentado mesmo estando sem jogar e de até mesmo ser cogitado no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos, no primeiro semestre deste ano, o jogador cravou que não vai mais atuar - pelo menos profissionalmente.

- Estou aposentado. Fui de férias para o Estados Unidos manter a forma e acabei treinando no Fort Lauderdale Strikers. Mas não estou mais na fase de jogar - afirmou o ex-jogador.

Tal declaração, porém, não significa que Dodô ficará longe do mundo da bola. Peladeiro nato, o Artilheiro dos Gols Bonitos continuará jogando futebol amador e está se credenciando para se tornar treinador e voltar ao esporte agora como "professor do estilo de jogo bonito".

- Fiz um curso da CBF para ser treinador junto com o Athirson este ano e estou me preparando para, quem sabe, ano que vem trabalhar com isso - declarou.

Apesar da vontade de voltar ao mundo futebol, no entanto, o ex-atacante prefere não atropelar etapas e manter a calma para que tudo ocorra naturalmente na nova carreira.

- Tenho mantido contato com alguns amigos do futebol. Gosto de estar no meio, de estar no campo, estou estudando e vamos ver o que vai acontecer - concluiu.

A CARREIRA

Revelado pelo Nacional de São Paulo, Dodô passou por altos e baixos na carreira e ganhou o apelido de Artilheiro dos Gols Bonitos ao se mostrar um atacante refinado com a bola nos pés. Com camisas de peso na bagagem como a do São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Goiás, Paraná e até mesmo da Seleção, quase encerrou a carreira precocemente em 2008 depois de ser envolvido em um caso de doping enquanto vestia a camisa alvinegra em 2007. Mas deu sequência e atuou ainda por Vasco, Portuguesa, Guaratinguetá e Barra da Tijuca. No currículo, além de conquistas estaduais, como a do Carioca de 2006 pelo Botafogo, tem também um vice-campeonato da Libertadores pelo Tricolor Carioca em 2008 - ano em que marcou um dos seus gols mais bonitos na vitória da equipe das Laranjeiras por 6 a 0 em cima do Arsenal de Sarandi.

O ÚLTIMO ATO

Conhecido pelos golaços em clubes como Botafogo, Vasco, Fluminense, São Paulo entre outros importantes no cenário nacional, Dodô atuou profissionalmente pela última vez no dia 8 de junho de 2013, vestindo a camisa do modesto Barra da Tijuca, em partida realizada no Estádio Correão pela Série B do Carioca. Mesmo sem saber que ali estava se despedindo do futebol profissional, o jogador deixou sua marca registrada: foi autor de uma pintura - a última da carreira - na derrota do clube Zona Oeste do Rio para a Cabofriense por 2 a 1.



Fonte: GloboEsporte.com (texto), Reprodução Internet (foto)