Além do 'Donos da Bola Rio', da Band, Dinamite também integrará programa da Rádio Bradesco Esportes

Terça-feira, 27/10/2015 - 10:53
comentário(s)

A primeira semana de abril de 2015 marcou mudança profissional na carreira televisiva do jornalista Edilson Silva. Na ocasião, o apresentador deixou a CNT, por onde comandou durante sete anos o ‘Balanço Esportivo’, e foi contratado pela TV Bandeirantes. Na nova emissora, o comunicador repetiu o mesmo desafio quando chegou à antiga casa: assumir o horário da grade que até meses antes era comandado pela trupe de José Carlos Araújo, o “Garotinho”. Assim, há um semestre, o profissional reconhecido pelo bordão “em grande fase” era tido como uma “aposta” pela direção do Grupo Bandeirantes para a apresentação da versão carioca de ‘Os Donos da Bola’.

Aposta que se consolidou junto aos gestores da empresa de comunicação e, principalmente, ao público. Com seis meses no ar, a atração caiu no gosto popular, registrando bons índices de audiência, segundo dados divulgados pelo Ibope. O sucesso fez com que a Band decidisse aumentar o tempo da atração. A edição desta sexta-feira, 23, foi a última com o programa sendo exibido com apenas uma hora de duração. A partir da próxima segunda, 26, ‘Os Donos da Bola’ exibido para o Rio de Janeiro permanecerá no ar por mais meia hora. Assim, passará a ocupar a grade do canal das 12h30 às 14h. A mudança representa, para a emissora, 30 minutos a mais de conteúdo próprio, uma vez que a faixa era reservada ao anime ‘Dragon Ball Z’.

Sobre a novidade, o apresentador, em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, faz questão de elogiar a direção do Grupo Bandeirantes e os telespectadores. “Faço um balanço do tempo de Band com muita alegria”, ressalta o cronista esportivo. “Os números mostram que caímos no gosto do torcedor carioca. Temos registrados picos altíssimos, inclusive ultrapassando outras emissoras no horário. Reconheço que isso aconteceu graças à emissora que apostou no projeto e investiu na minha equipe. Tem dado certo, tem sido muito bom. Estamos em grande fase”, comemora o jornalista que tem a linha editorial como um trunfo de sua produção. “A gente trabalha para destacar o futebol do Rio de Janeiro, ocupamos o horário local da Band para isso”.

O formato adotado pelo ‘Os Donos da Bola’, com os comentaristas aparecendo no vídeo vestindo as camisas de seus times, conseguiu prender o público carioca, avalia Edilson. Ele ressalta ter percebido, desde a adoção da brincadeira, que o programa ganhou mais força. “Percebi, passando em frente de restaurantes, bares e outros estabelecimentos, que o fato de ligar a TV e ver o jornalista com a camisa de um clube da cidade já fazia o telespectador identificar que se tratava de uma produção local, e não algo gerado pela Band em São Paulo”. Com isso, quem liga o televisor, no horário do almoço, no canal 7 acompanha as análises de Acácio (Vasco da Gama), Rogério Lourenço (Flamengo), Ronaldo Castro (Fluminense) e Waldir Luiz (Botafogo).

Reconhecedor de que o formato deu certo, o apresentador revela, porém, que o estilo “comentarista-torcedor” pode ser repensado para a continuação de ‘Os Donos da Bola’. “A gente tem que pensar em não atrapalhar o trabalho dos colegas, pois eles não são simplesmente integrantes do programa. Eles são comentaristas contratados pela Band. Temos que refletir, por exemplo, se não fica estranho o Acácio, que aparece com a camisa do Vasco, ser escalado para alguma transmissão de um jogo de outro clube. É algo a se pensar”. Com os debatedores aparecendo ou não no estúdio com as camisas de futebol, Edilson não abre mão do jeito descontraído e informal. “O trabalho da imprensa tem sido cada vez mais restrito, com clube fechando treino e tudo mais. Aí, com assuntos mais leves, como se fosse conversas entre colegas, o torcedor se sente representado”.

Programa descontraído exibido no horário do almoço, sucesso perante o público carioca e, agora, maior espaço na grade da Band Rio. Tudo caminha bem para a jornada de Edilson Silva na televisão, mas informação equivocada que surgiu na imprensa no momento que trocou de veículo de comunicação o desanimou – e o faz destacar qual a sua relação com a emissora mantida pelo Grupo Bandeirantes. “Chegaram a dizer que comprei horário, não sei por qual razão foram publicar algo assim. Isso nunca aconteceu. O canal apostou em mim e na minha equipe para tocarmos ‘Os Donos da Bola’. É bom deixar claro que se trata de uma produção própria da Band”, enfatiza o comunicador.

Contratação de um craque

Em time que está ganhando não se mexe. A máxima, para Edilson Silva, não é válida se mudanças forem feitas para reforçar a equipe. Dessa forma, o apresentador revela o mais novo craque do programa que comanda na Band. Trata-se de um dos maiores ídolos do Vasco dentro de campo, o ex-atacante Roberto Dinamite, que também já foi deputado estadual e presidente do clube de futebol. O ex-jogador assumirá uma posição entre os titulares de ‘Os Donos da Bola’ a partir da primeira semana de novembro, precisamente na segunda-feira, 2. O apresentador informa que o reforço não será apenas para a atração vespertina, marcando presença em outra redação mantida pela empresa. “Ele vai participar de um programa da Bradesco Esportes FM”, adianta.

TV e rádio: um ajuda o outro

Não é só o novo contratado da Band Rio que participa da emissora de rádio voltada ao conteúdo desportivo. O próprio Edilson Silva integra a equipe da Bradesco Esportes FM. Pelos 91.1 FM, ele atua como locutor esportivo, comandando as principais transmissões, e apresenta o ‘Futebol do Rio.com’, programa que vai ao ar às segundas-feiras, das 20h às 22h. A rotina entre televisão e rádio é cansativa, admite o comunicador, que, contudo, não se imagina fazendo algo diferente. “De segunda, chego à Band às 10 da manhã para preparar o programa e só saio depois das 10 da noite. Quando tem jogo, fico no estádio até meia-noite. É puxado, mas é o que me deixa feliz”, conta o jornalista, que pontua outro detalhe. “A TV me acaba ajudando no rádio, pois acompanho diariamente como os clubes estão, o que facilita na hora de narrar alguma partida no dial. O rádio, por ser um meio propício ao improviso, me auxilia muito na função de apresentador de televisão”.

‘Os Donos da Bola’ versão dominical?

Durante o período em que esteve na CNT, Edilson Silva apresentou o ‘Mesa Redonda’, posteriormente rebatizado de ‘Balanço Esportivo’. O programa ia ao ar nas noites de domingo, sendo concorrente direto de atrações como ‘Fantástico’ (Globo), ‘Domingo Espetacular’ (Record) e ‘Programa Silvio Santos’ (SBT). Mesmo com a mudança de emissora, voltar a comandar uma produção dedicada ao futebol carioca em plena noite de domingo segue nos planos do apresentador. “Ainda não conversei com a direção a respeito, mas é o meu sonho e meu grande objetivo aqui dentro da Band. Já até vi que tem espaço da grade local para isso”, conta. “Sei que devo dar um passo de cada vez, mas é bom revelar o meu sonho”, finaliza o comunicador que trabalha para seguir “em grande fase” na TV Bandeirantes e na Bradesco Esportes FM.



Fonte: Comunique-se