Vasco homenageia Pelé, que está completando 75 anos nesta 6ª-feira

Sexta-feira, 23/10/2015 - 20:34
comentário(s)




Pelé completa 75 anos com uma vida ligada ao Vasco da Gama

O Rei do futebol completa, nesta sexta-feira (23/10), mais um ano de vida. Aos 75 anos, Pelé é o maior jogador do esporte de todos os tempos e reconhecido por abrigar em sua trajetória grandes honrarias, como o prêmio de "Atleta do Século", concedido em 1999, e o título de Sir - Cavaleiro Honorário do Império Britânico, condecorado pela Rainha Elizabeth em 1997. Vencedor de três Copas do Mundo com a Seleção Brasileira e autor de 1284 gols, Edson Arantes do Nascimento tem o Vasco entrelaçado em sua história.

Torcedor cruzmaltino desde a infância, quando dava os primeiros passos no esporte em Três Corações, Minas Gerais, Pelé recebeu o apelido vindo de um goleiro que atuava no time em que seu pai jogava. A equipe se chamava Vasco da Gama de São Lourenço (MG), em homenagem ao Gigante da Colina, e o arqueiro, ídolo de Pelé na época, tinha o apelido de Bilé. Porém, o jovem Edson não conseguia pronunciar o nome com exatidão e o chamava pelo apelido que acabou eternizado por ele no futuro.

Profissional desde cedo, o aniversariante do dia, com apenas 16 anos, disputou três partidas representando o clube de São Januário, em um torneio amistoso no Maracanã, no ano de 1957. O grupo de atletas que entrou neste campeonato era composto por um combinado entre Vasco e Santos. Autor de cinco gols nestes duelos, Pelé foi convocado logo depois, pela primeira vez, para integrar a Seleção Brasileira. Aos 29 anos, o jogador marcou o seu milésimo gol na carreira em confronto contra o cruzmaltino no Maracanã, em 19 de novembro de 1969. Após marcar o tento, de pênalti, o craque vestiu a camisa vascaína com o número 1.000 às costas e comemorou com uma volta olímpica no gramado do estádio.

Em reconhecimento ao histórico do Vasco da Gama na luta contra o preconceito, Edson Arantes do Nascimento declarou diversas vezes a gratidão e aplaudiu o esforço cruzmaltino em buscar sempre a igualdade no esporte. Entre outras frases, uma ficou eternizada pelo Rei: "O Vasco é o time que me abriu as portas para o mundo".

Fonte: Site oficial do Vasco