Karate: Vascaíno Alberto Azevedo se sagrou campeão brasileiro adulto em Santa Catarina

Quarta-feira, 21/10/2015 - 08:33
comentário(s)

O karate cruzmaltino fez história no Campeonato Brasileiro deste ano, em Joinville, Santa Catarina. O lutador vascaíno Alberto Azevedo, de 19 anos, se sagrou campeão individual adulto até 84 kgs e por equipe sub-21, se tornando o mais novo atleta a vencer na categoria adulto na competição. Disputado no último final de semana (17 e 18 de outubro), o torneio reuniu os melhores competidores do esporte no país. Além das duas medalhas de ouro, Alberto também ficou em segundo lugar com a equipe adulta. O time feminino adulto também subiu no topo do pódio. 21 atletas do clube de São Januário participaram da competição e obtiveram grandes resultados. Todas as medalhas foram conquistadas na modalidade kumite.

Morador da capital do país, Brasília, Alberto é considerado uma das promessas brasileiras para ajudar a desenvolver a luta no Brasil. Primeiro lugar disparado no ranking adulto, com idade para ainda atuar no sub-21, o campeão brasileiro se prepara agora para realizar sonhos maiores. Garantido no mundial, que ocorrerá entre os dias 6 e 15 de novembro, na Indonésia, o vascaíno planeja ter o mesmo sucesso que teve no evento nacional e conta sobre a responsabilidade de representar o Gigante da Colina.

- Estes títulos brasileiros dão uma moral, sim, claro. Mas não posso ter isto na minha cabeça. O mundial é outra competição. Eu quero ser campeão do mundo, não só uma vez. Quero ser várias. Quero chegar em um mundial e saber que aquilo tudo é meu. Tenho certeza que estou no caminho certo. Representar o Vasco me trouxe maior visibilidade. Vencer um torneio deste porte, com a camisa cruzmaltina, para mim é muito bom. É um clube com grande nome dentro do mundo esportivo - disse o campeão brasileiro.

Apesar dos excelente resultados, o começo do campeonato não foi dos melhores. No dia inicial de competição, duas lutas pelo sub-21 e duas derrotas. A ansiedade por querer alcançar o máximo de seu desempenho acabou atrapalhando o karateca nos primeiros embates. Porém, os dois revezes foram fundamentais para que o atleta voltasse seu foco e sua concentração para o restante do evento, e tivesse mais calma para vencer os duelos que viriam pela frente, se tornando o grande destaque na cidade catarinense.

- Eu estava muito nervoso, muito afoito, então, meus pontos não estavam sendo claros. Na primeira luta não fiz nenhum ponto e na segunda eu comecei ganhando, mas meu adversário começou a ir para a disputa mais forte e eu fiquei nervoso e com vontade de atingi-lo. Mas, acabei me expondo e tomando pontos. Aquilo me deixou muito mal. No outro dia, eu acordei bem, disposto, sem dor. Tive pensamentos positivos e percebi que tudo poderia mudar. Li a Bíblia cedo, o que me ajudou bastante. Lavei minha alma e fui vitorioso - afirmou o medalhista.

Desde criança, Alberto tem uma pessoa de confiança e que o acompanha em seus treinos e competições. Caio Márcio exerce o papel de coach do cruzmaltino desde a categoria infantil, quando o lutador dava seus primeiros passos no karate. Uma marca do comandado de Caio é o poder de concentração em alcançar suas metas. O jovem abdica de muitos momentos vividos por outras pessoas de sua faixa etária para seguir focado em buscar os títulos que almeja. O porte físico e o talento natural são características fortes do lutador vascaíno, o que, para seu técnico, é fundamental no processo de evolução quando aliado à determinação habitual do brasiliense.

- O Alberto é um atleta diferenciado, privilegiado fisicamente, talentoso e extremamente dedicado, disciplinado e esforçado. Um lutador comprometido com o treino e com o objetivo que ele estabeleceu para a vida dele, que é alcançar o maior título: ser campeão mundial. Ele cuida da parte técnica, do condicionamento físico e da questão psicológica. É organizado em casa e na escola, tendo sempre bons rendimentos para poder estar apto a praticar o karate, que é o que ele mais gosta. Com isso, ele vem colecionando vários títulos desde os doze, treze anos. Até campeão mundial escolar ele foi. Foi terceiro lugar no mundial da Malásia, sendo o único medalhista das Américas neste torneio. E ele vai para a Indonésia para tentar o título. Ele acabou de completar 19 anos. Então, saiu do Juvenil direto para ser campeão brasileiro adulto, liderando o ranking adulto também - falou o treinador.

Confira abaixo todos os resultados da equipe de karate do Club de Regatas Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro de 2015:

1. ALBERTO DA CONCEIÇÃO AZEVEDO.............................1º INDIVIDUAL

2º EQUIPE SENIOR

1º EQUIPE SUB-21

2. ANDRE LUIZ PEREIRA BARROS......................................5º INDIVIDUAL

3. ANDREW REINALDO BARCELOS SIMIÃO.......................3º INDIVIDUAL

4. CARLOS EDUARDO GONZAGA LOURENÇO..................3º INDIVIDUAL

5. FÁBIO DA COSTA MELO...................................................5º INDIVIDUAL

6. FILIPE MEDEIROS GOMES ALBERTO.............................5º INDIVIDUAL

7. JOÃO VITOR BELMIRO MADUREIRA...............................5º INDIVIDUAL

8. LUCAS BRUNO SILVA DOS SANTOS...............................3º ( Kata )....2º ( Kumite )

9. LUCAS CONSTANTINO......................................................3º INDIVIDUAL

10. LUCAS DOS SANTOS MAIA...............................................5º INDIVIDUAL

1º EQUIPE SUB-21

11. LUIZ FERNANDO PALERMO DE OLIVEIRA......................7º ( Kata.....7º ( Kumite )

12. MARIA CECÍLIA DE ALMEIDA MAIA...................................1º EQUIPE SENIOR F

13. MATHEUS DOS SANTOS MAIA...........................................1º EQUIPE SUB-21

14. MARINA RAMOS DA COSTA OLIVA...................................3º INDIVIDUAL

1º EQUIPE SENIOR

15. MAURICIO CLAUDIO SANTIAGO DA SILVA.......................2º EQUIPE SENIOR

16. RAYANE LOPES DA SILVA SANTOS.................................7º INDIVIDUAL

1º EQUIPE SENIOR

17. ROBERTHA MARIA OLIVEIRA SOBRINHO

18. ROGÉRIO CORECHA TEIXEIRA.........................................3º INDIVIDUAL

19. THAYS DE OLIVEIRA ELOI..................................................7º INDIVIDUAL

1º EQUIPE SENIOR

20. THIAGO SILVA DO NASCIMENTO.......................................3º INDIVIDUAL

21. VITOR LUIZ DOS SANTOS..................................................7º INDIVIDUAL

Fonte: Site oficial do Vasco