Desde 2006, em 8 das 9 edições do Brasileiro o último colocado foi rebaixado após a 31ª rodada

Terça-feira, 20/10/2015 - 10:53
comentário(s)

A história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos dá bem a dimensão do milagre que o Vasco precisa para escapar do rebaixamento. O mesmo retrospecto que mensura a dificuldade, traz a exceção. Mais do que nunca, chegou a hora de o time de São Januário se inspirar no rival Fluminense para escapar do vexame, o terceiro em oito anos.

Desde que a Primeira Divisão passou a ser disputada com 20 clubes, em 2006, nas nove edições, em oito o último colocado após os jogos da 31ª rodada foi rebaixado ao fim do Brasileirão.

A diferença de quatro pontos para o Avaí, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, passa a sensação de que a missão vascaína pode ser mais fácil do que a de outros lanternas. Porém, em 2008 e no ano passado, Ipatinga e Criciúma, respectivamente, estavam com a mesma desvantagem e não conseguiram se safar.

Quem criou a exceção à regra foi o Fluminense, na temporada de 2009. Em um cenário ainda mais difícil que o vascaíno — lanterna na 31ª rodada com 27 pontos, dois a menos que o Vasco possui este ano, e a cinco do primeiro time fora da zona—, o Tricolor escapou na última rodada, com uma vitória sobre o Coritiba no Couto Pereira, curiosamente mesmo rival e estádio que o time de São Januário terá pela frente no último jogo de 2015.

Adversário daqui a duas rodadas, o Fluminense seis anos atrás teve um aproveitamento de pontos de 90% nas últimas sete rodadas para escapar da queda. Foram seis vitórias e um empate para não voltar à Série B. A tendência é que apenas com um rendimento semelhante o Vasco consiga o mesmo.

A partir de hoje, a equipe comandada pelo técnico Jorginho inicia os treinos para a partida contra o Grêmio. No discurso, o otimismo de sempre, desde que o técnico Jorginho conseguiu ajeitar à equipe. Na prática, a necessidade de uma arrancada com ares de intervenção divina.

- Nossa confiança é alta. A equipe tem qualidade, conta com jogadores experientes e acostumados a jogar sob pressão. Não gostamos de estar nessa situação, mas sabemos lidar com isso - afirmou Diguinho, que era titular do Fluminense de 2009, “inspiração” para o Vasco.

Fonte: Extra Online