Luan: 'Jogo de vida, de morte não. A gente pensa que é o jogo da nossa vida'

Quarta-feira, 14/10/2015 - 11:48
comentário(s)

Desde 2006 no Vasco, quando tinha só 13 anos, Luan já viveu dentro de São Januário o clima do primeiro rebaixamento do clube em 2008. E também em 2013, quando já estava promovido aos profissionais e fez parte do elenco que caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Brigando contra a degola novamente na atual temporada, o zagueiro evitou comparações com o elenco de dois anos atrás, que tinha como principal nome Juninho Pernambucano, mas citou diferenças das campanhas e se mostrou confiante em mudar o final da história.

- Não lembro muito bem, mas em 2013 se não me engano a gente começou a perder bastante no fim. Agora é meio que ao contrário, estamos começando a ganhar no fim e a fazer outros resultados importantes como fizemos contra o Avaí, um ponto que pode fazer a diferença no final. Mas não dá para comparar, são grupos diferentes, situações diferentes. O que passou, passou. A única certeza é que o mesmo filme de 2013 não vai se repetir em 2015. Estar disputando em cima da tabela é muito mais prazeroso. Ansiedade tem sem dúvida, ninguém quer estar ali embaixo. Mas temos bastante pé no chão. Foi a gente que se colocou ali dentro, sabe o que tem que fazer para sair. A palavra é surpreender a todos - afirmou o defensor.

De fato, em 2013 o Vasco começou o segundo turno do Brasileirão fora do Z-4, em 11º lugar com 24 pontos, só três a menos do que tem atualmente. Mas no returno acumulou cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas, terminando em 18º e rebaixado com 44 pontos. Na atual edição do campeonato, o Cruz-Maltino engatou uma sequência invicta nas últimas seis partidas, com quatro triunfos e dois empates. O próximo desafio é contra a Chapecoense, adversária direta contra o rebaixamento, e Luan volta ao time após cumprir suspensão diante do Avaí.

- Jogo de vida, de morte não. A gente pensa que é o jogo da nossa vida, sim, como temos pensado nos últimos jogos. Conseguimos grandes resultados contra adversários difíceis. A Chapecoense é um time bom, que vem fazendo um bom campeonato. Jogo muito importante, a gente ganhando fica próximo deles, se o resultado for negativo se distancia bastante.

Restando nove rodadas para o fim do Brasileirão, o confiante Luan garante não usar ainda a calculadora para fazer contas para o salvamento do Vasco e sequer estudar a tabela. Após a Chapecoense, o Cruz-Maltino tem uma sequência considerada complicada, que terá o líder Corinthians e quatro postulantes ao G-4: São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Santos.

- A gente sabe os próximos jogos. Eu particularmente não acompanho muito, não. É muito sofrimento. Estar brigando ali embaixo a pressão é grande. Mas a gente tem conseguido resultados importantes. Não pode pensar no depois, toda coletiva a galera vem dizendo que o pensamento é jogo a jogo.

Vasco e Chapecoense se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã. Até o momento, já foram vendidos 5.500 ingressos para a partida, segundo informações do Twitter do Maracanã.

Fonte: GloboEsporte.com