Remo: Em meio a uma crise política, 3ª Regata do Estadual acontece neste domingo na Lagoa

Sábado, 10/10/2015 - 15:39
comentário(s)

Ao mesmo tempo em que se envolveu numa disputa política com a Confederação Brasileira de Remo (CBR), sobre a data da última etapa do Estadual, que está coincidindo com a do Campeonato Brasileiro, a Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (Frerj) vai promover neste domingo, dia 11 de outubro, a terceira etapa do Campeonato Estadual, a partir das 9 horas, no Estádio de Remo da Lagoa, com entrada franca.

Fora das raias, continua o enfrentamento político entre a Frerj e a CBR. Inicialmente, de acordo com o calendário elaborado em 2013, o Campeonato Brasileiro deveria ter sido realizado no Rio, no dia 3 de outubro. Entretanto, teve sua data alterada para 1 de novembro e o local mudado paa Brasília, por iniciativa da CBR. Ocorre que para ao mesmo dia está prevista a última regata do Estadual. Com isso, em reunião recente, os clubes Botafogo, Flamengo e Vasco resolveram não tomar parte no Brasileiro. A menos de um ano das Olimpíadas do Rio, em 2016, o remo brasileiro não se entende e corre sério risco de um naufrágio técnico em casa, no ano que vem.

— A Frerj e clubes filiados não medirão esforços para reverter esse quadro e se ressarcirem dos prejuízos que por acaso tenhamos, mas de toda sorte, a atual administração da CBR será lembrada por ter sido a mais arbitrária e descompromissada com o remo em todos os tempos, jogando fora a oportunidade nunca antes oferecida à entidade em investimento e apoio em razão das Olimpíadas de 2015, conseguiu rachar o remo nacional e impedir que atletas da sua própria seleção nacional não disputem a mais importante competição do país e a bolsa atleta — declarou o presidente da entidade carioca, Paulo Carvalho.

Tal decisão de não ir ao Brasileiro, porém, prejudica os atletas, já que é na competição nacional que os atletas podem conquistar o direito a benefícios como o Bolsa Atleta. Voz mais equilibrada em meio à crise, a remadora do Vasco Fabiana Beltrame lançou por meio de sua página no Facebook um apelo não ouvido pelos dirigentes:

“O remo brasileiro está em crise. Uma crise política, onde os únicos prejudicados são os atletas. Há falta de organização, mudanças de planejamento e guerra entre entidades que supostamente deveriam trabalhar em conjunto, os clubes, federações e confederação. No momento, estão tirando o direito dos atletas do Rio de Janeiro, de competirem o Campeonato Brasileiro, por que uma mudança repentina de sua data, coincidiu com uma etapa do Campeonato Estadual e ninguém quer dar o braço a torcer e mudar a data. E atletas ficam no meio desse fogo cruzado, tentando de todas as formas, lutar para fazer aquilo para o que treinam o ano inteiro, que é competir no principal campeonato do ano. Nós estamos unidos, não para brigar, mas para achar uma maneira pra que isso aconteça. Afinal de contas, estas instituições só existem, porque existem os atletas.”

No Estadual, a expectativa é a de que tomem parte na competição neste domingo 200 remadores de Botafogo, Escola Naval, Flamengo, Guanabara, Piraquê, Rema Campos e Vasco Gama. Na primeira etapa do campeonato, realizada em março, o Flamengo venceu a regata, com 142 pontos, seguido pelo Botafogo, com 89, em segundo, e pelo Vasco da Gama, com 85, em terceiro. Na segunda etapa, que aconteceu mês passado, a vitória foi do Botafogo, com 173 pontos em 14 provas, o Vasco da Gama em segundo, com 124 pontos, e O Flamengo em terceiro, com 104 pontos.

Atual bicampeão, o Botafogo lidera o campeonato com 250 pontos, seguido pelo Flamengo, com 230, e o Vasco, com 176. O Rema Campos está em quarto, com 18 pontos, seguido pelo Guanabara, com 11, e a Escola Naval, com 5.

Fonte: O Globo Online