Cocada relembra gol histórico em 1988 e comemora melhora do time: 'Vejo o Vasco mais leve'

Sexta-feira, 25/09/2015 - 04:24
comentário(s)

Cocada se tornou um jogador folclórico no Club de Regatas Vasco da Gama. O lateral-direito, reserva do time de 1988, entrou na final do Campeonato Carioca daquele ano, contra o Flamengo, no lugar do ponta Vivinho, aos 41 minutos do segundo tempo. Três minutos depois, Cocada marcou o gol que garantiria o bicampeonato ao Gigante da Colina, e entraria de vez para história do clube. O jogador ainda foi expulso aos 45, junto com Renato, Romário, Alcindo e Paulo César (goleiro reserva do Vasco), devido uma confusão generalizada.

Em entrevista a Super Rádio Tupi, o ex-jogador relembrou aquela final, que marcaria a sua vida para sempre.

"Realmente, é um prazer muito grande a gente estar relembrando coisas boas. E coisas boas tem que ser relembradas mesmo. E falar em coisas boas, é falar em Vasco e Flamengo. Quando eu passei meus dois anos aí no Vasco, joguei vários jogos contra o Flamengo. Mas um, em especial, é aquele de 22 de junho de 1988, que foi a decisão do Campeonato Carioca daquele ano. E eu tive a felicidade de participar de forma ativa, fazendo o gol que selou o título do bicampeonato do Vasco".

Perguntado como foi o dia daquela final, se foi um dia normal, Cocada afirmou que se tratando de Vasco e Flamengo, nunca é um dia normal. Devido a grande rivalidade, o torcedor se comporta diferente, o jogador entra mais ligado.

"Quem está jogando pelo Vasco, ou pelo Flamengo, e quando tem encontro dessas duas equipes, nunca é um dia normal. Porque envolve muita coisa, é uma rivalidade muito grande. É um clássico maravilhoso. O torcedor se mobiliza diferente, a torcida se coloca diferente no Maracanã. E quando você vai para uma decisão de título, também, envolvendo todinha essa rivalidade, todo esse clima maravilhoso que é Vasco e Flamengo, você já fica ligado na tomada. Tanto é que, quando eu entrei ali, já estava no final do jogo. Eu já entrei aquecido, já entrei com a vontade de atropelar. E foi o que aconteceu".

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, sempre afirmou que Vasco e Flamengo é um jogo diferente, que é um campeonato à parte. Cocada concorda com o dirigente e acrescenta que essa rivalidade é uma coisa saudável e gostosa.

"Realmente, Vasco e Flamengo é um jogo à parte, é um jogo diferente, é uma atmosfera diferente. É tudo diferente. Na época, o Eurico falava para gente que se o bicho contra o Fluminense, contra o Botafogo, ou contra outro time lá, era 10, contra o Flamengo era 20. Porque é um jogo diferente, é um campeonato à parte. Eu passei os dois anos aí, eu não tinha entendido muito bem porque se criou essa rivalidade tão forte entre Vasco e Flamengo. Mas é uma coisa saudável, gostosa, e a gente sempre está relembrando a participação positiva nesse clássico, que para mim é um privilégio".

Apesar da derrota de quarta-feira, por 3 a 0, para o São Paulo, pela Copa do Brasil, o ex-atleta acredita que no Brasileirão vai ser diferente, que o Vasco vai ganhar o clássico no domingo, seguir firme na luta contra o rebaixamento e se livrar da segunda divisão ao final da competição. Cocada vê uma mudança de postura do time desde a chegada do técnico Jorginho

"O Vasco vai vencer o jogo, seguir a sua caminhada, e não vai cair. Agora o Jorginho conseguiu achar um "time" para o time, conseguiu achar uma formação mais leve, mais maleável. Uma formação que é atacada, mas ataca também. Ontem nós perdemos, mas chegamos lá, tivemos chances de fazer um ou dois gols no São Paulo, dentro do Morumbi. Isso que é importante. Antigamente o Vasco era atacado, era atacado e não ofendia o adversário. Nós eramos uma equipe muito pesada, muito travada. Agora não. Vejo o Vasco mais leve, mais solto, mais confiante. Estou confiante que vamos vencer no domingo", encerrou.




Fonte: Super Rádio Tupi