Vasco foi o clube carioca que mais trocou de técnico nos últimos 10 anos

Quarta-feira, 23/09/2015 - 07:26
comentário(s)

O vaivém constante de técnicos virou rotina no futebol carioca e Eduardo Baptista é o 87º profissional a assumir um time do Rio de Janeiro na última década. O número parece exagerado, mas mostra a dificuldade em encontrar um comandante para longo prazo. Desde 2005, Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo tiveram, juntos, 87 técnicos.

O recorde, por enquanto, é do Vasco. Foram 25 nomes desde então. Com direito a idas e vindas em diferentes passagens, caso de Celso Roth, treinador em 2007, 2010 e neste ano. Em 2008, ano do primeiro rebaixamento, o Vasco chegou à marca de cinco treinadores na temporada. Romário iniciou o ano acumulando funções, passando depois por Alfredo Sampaio, Antônio Lopes, Tita e Renato Gaúcho até a derrota fatídica de 2 a 0 para o Vitória, em São Januário, que resultou no descenso.

Logo atrás dos vascaínos estão rubro-negros e tricolores, com 23 eras de técnico cada. Em 2006, o Fluminense tentou inovar com entrevistas no início da temporada para escolher o técnico que melhor se enquadrava no perfil. Na prática, a ideia foi um desastre. Ivo Wortmann começou no cargo em um ano que ainda teve Paulo Campos, Oswaldo de Oliveira e Antônio Lopes no comando do Tricolor.

O Flamengo também patina. Só neste ano foram três nomes. Iniciou a temporada com Vanderlei Luxemburgo, passou por Cristóvão Borges e, agora, vive a era de Oswaldo de Oliveira. Nos últimos três anos foram oito técnicos. Número robusto que fervilha junto com o caldeirão de impaciência de diretoria e torcida rubro-negras.

Mais alheio à incrível rotina de trocar técnicos, o Botafogo tem número bem menor em relação aos rivais. Foram 16 passagens de técnico de 2005 até o momento. O clube se beneficiou de passagens mais duradouras de Cuca, de 2005 a 2007, e Oswaldo de Oliveira, em 2012 e 2013. neste ano, a estabilidade não funcionou: René Simões montou o projeto para a Série B, mas acabou substituído por Ricardo Gomes.

Com a chegada de Eduardo Baptista ao Fluminense, os clubes cariocas chegaram a 13 técnicos na temporada, recorde da década ao lado de 2013, ano muito conturbado. Entra ano e sai ano, o futebol carioca se consolida como uma máquina de engolir técnicos no futebol brasileiro.

Fonte: ESPN.com.br