CBF nega intenção de recriar o Torneio Rio-São Paulo

Quinta-feira, 17/09/2015 - 11:04
comentário(s)

Pressionada pela adesão da dupla Fla-Flu à Liga Sul-Minas, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), por meio de sua assessoria, informou ter aberto diálogo com a CBF para reviver o Rio-São Paulo. Mas a diretoria da confederação negou de forma perempetória a intenção de realizar o regional no Sudeste, ou outra alteração no calendário de 2016. E o movimento ainda esbarra nos próprios paulistas.

Na quinta-feira, 13 clubes criaram a liga para realizar uma competição com 10 times, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Coritiba, Atlético-PR, e mais dois catarinenses a serem definidos. A intenção é obter da confederação a aprovação do torneio.

Mas há forte resistências das federações, entre elas Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e principalmente a do Rio de Janeiro. Nesta sexta, a Ferj marcou reunião com seus clubes na segunda para tratar desse assunto. A assessoria da federação do Rio informou ter “aberto diálogo'' com a confederação sobre um Rio-SP.

“Não existe nada. Nenhum movimento neste sentido (Rio-SP). O calendário é muito complexo e não cabe uma competição assim'', afirmou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman. “Quando o presidente Del Nero leu essa notícia, ele riu.''

Na Federação Paulista de Futebol, não existe nenhuma negociação para retomar o torneio. A entidade afirmou estar apenas focada na realização do Paulista. O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, é muito próximo de Del Nero, e assumiu após ele deixar a entidade.

O presidente do Corithians, Roberto de Andrade, quado questionado sobre ligas, disse que não via sentido disso em São Paulo. “Nosso Estadual não tem problemas.''

Claramente, o surgimento da Liga Sul-Minas gerou uma série de movimentos políticos. A decisão de Del Nero se aprovará ou não a competição será decisiva para os próximos movimentos neste xadrez.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL