Clubes do Estadual 2016, exceto dupla Fla-Flu, cobram da CBF posição contra a Liga Sul-Minas-Rio; Eurico Miranda comenta

Segunda-feira, 14/09/2015 - 19:34
comentário(s)

Reunidos na sede da federação de futebol do Rio, na tarde desta segunda, 14 dos 16 clubes da Série A do Campeonato Carioca redigiram nota que vai ser enviada à CBF na qual acusam a entidade de omissa por não se posicionar claramente sobre a Liga Sul-Minas-Rio, criada na semana passada. Apenas Flamengo e Fluminense não estiveram presentes.

A dupla Fla-Flu fundou a liga com mais 11 dos principais clubes do País. Os dois estão rompidos com a federação carioca. De acordo com o presidente do Vasco , Eurico Miranda, a CBF tem se mostrado frágil diante do que chamou de "uma transgressão".

"Fizemos uma nota de repúdio em relação à posição da CBF. Está sendo omissa e deixamos isso claro no documento. O estatuto da entidade é claro: só pode ter competição que esteja inserida no calendário nacional. E essa Copa Sul-Minas-Rio (fruto da liga) não consta do calendário de 2016. A CBF não se movimenta e prejudica 14 clubes do Rio. "

O dirigente do Vasco disse que é preciso defender o Campeonato Carioca e também questionou o critério de escolha de Fla e Flu para representarem o Rio na Copa Sul-Minas-Rio, que seria disputada no início do ano que vem, no mesmo período do Carioca. "Foi critério técnico? Eles terminaram o último campeonato em terceiro e quarto lugar". A Liga Sul-Minas definiu como critério para a disputa da Copa a posição dos clubes no ranking da CBF, no qual Fla e Flu estão à frente de Vasco e Botafogo .

Eurico Miranda, em entrevista na saída do prédio da federação, na zona norte do Rio, disse ainda que não há hipótese de o Torneio Rio-São Paulo ser reeditado em 2016, como resposta à Copa Sul-Minas-Rio. Essa ideia tem sido alimentada pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

Fonte: Terra