Matemáticos dizem que Vasco pode cair já na 33ª rodada, contra o Fluminense

Sábado, 12/09/2015 - 07:45
comentário(s)

Enquanto houver 0,01% de chances, o Vasco não vai desistir, insistem jogadores, técnico e dirigentes. Porém, a matemática não é uma grande aliada do lanterna do Brasileiro neste momento. Inclusive, já é possível trabalhar os números e chegar aos prováveis dias da iminente queda: 1º de novembro, na 33ª rodada, contra o Fluminense, no Maracanã, ou dia 18, na partida contra o Corinthians, em São Januário — a 35ª rodada ainda não tem suas datas decididas pela CBF.

Um temor da torcida está descartado. Não há a possibilidade de o Vasco ser rebaixado pela terceira vez diante do maior rival, no Maracanã. Mesmo que perca os próximos quatro jogos, o clássico com o Flamengo, válido pela 28ª rodada, não será definitivo para as pretensões do time de São Januário.

— Antes da 31ª rodada, o Vasco não cai. Pois, mesmo que perca os seus cinco próximos jogos, e os times que não estão na zona de rebaixamento vençam, o 16º colocado, teria 27 + 15 = 42 pontos. Mas ainda restariam 9 jogos para o Vasco, que poderia chegar a 43 pontos. Pelos nossos cálculos, a maior probabilidade é na 35ª — explicou o professor de matemática e atleticano Gilcione Nonato da Costa, que criou, em 2005, o projeto Probabilidades no Futebol, dentro do Departamento de Matemática da UFMG. — Mas é importante dizer que há chances de ficar.

Num outro cálculo, o maior risco de queda será no confronto mais turbulento do futebol carioca. Desde que Eurico Miranda retornou ao comando do Vasco, a relação com o tricolor deteriorou, sobretudo por causa do lado das torcidas no Maracanã — o dirigente vascaíno exige o setor direito às cabines de TV, que, segundo o Flu, por contrato, é o local dos seus torcedores.

— Pelas simulações que fizemos, há chance de 50% de queda na 33ª rodada. Nossos cálculos levam em conta todo o histórico de jogos do campeonato. A capacidade dos times de vencer ou não é baseada nisso. Como o retrospecto do Vasco é muito ruim no todo, a probabilidade de ganhar diminui. Um detalhe: fizemos 10 mil simulações e o Vasco apareceu rebaixado em todas. Mas isso não quer dizer que já está rebaixado — analisou o professor e tricolor Moacyr Alvim, da EMAp/FGV, que fez os cálculos com Arthur Carneiro.

FAZER MAIS QUE O CAMPEÃO

Até o fim do Brasileiro, estarão em jogo 42 pontos para o Vasco. O time só tem 16. Para escapar sem drama, os matemáticos contabilizam 47 pontos. Com 46, as chances de permanecer na Série A também são grandes. Ou seja, a equipe do técnico Jorginho terá de vencer dez partidas das 14 restantes.

— O Vasco tem 12 pontos para negociar nesses jogos restantes. Se perder quatro jogos seguidos, fica difícil. Pelo rendimento que teve até agora, é muito difícil conseguir dez vitórias. O time ainda está numa derivada negativa, como chamamos. Deu uma respirada, mas não demonstra uma ascensão — disse o titular da PUC Reinaldo Castro Souza, que também é conselheiro do Flamengo, mas jura não torcer pelo rebaixamento do rival. — Não gostaria que o Vasco caísse, pois o futebol do Rio precisa ficar forte. Mas, sinceramente, acho impossível.

Rodada a rodada, o matemático Tristão Garcia expõe em seu site as probabilidades e estatísticas dos times. As do Vasco são extremamente ruins:

— O Vasco foi tão mal que, antes do fim do primeiro turno, já estava com chance de rebaixamento. O problema é que para fazer 31 pontos em 14, precisa fazer campanha superior ao de um campeão, com média de 2,2 pontos por jogo. A média atual é de 0,67.

Fonte: O Globo Online