Movimento Vascaíno é Sangue Bom promove evento de cidadana neste sábado

Sexta-feira, 21/08/2015 - 06:46
comentário(s)

Em comemoração ao 117º aniversário do Club de Regatas Vasco da Gama, o Movimento "Vascaíno é Sangue Bom" estará promovendo no próximo sábado de 22 de agosto, um grande evento de Cidadania Vascaína com o intuito de aumentar as doações de sangue e medula óssea entre os Cruzmaltinos de todo o Brasil.

Para participar, os cruzmaltinos deverão comparecer a um hemocentro em qualquer cidade do território nacional para doar sangue e ou medula óssea; uniformizados com uma camisa ou blusa do CRVG, fazendo fotos dos momentos da doação. Os Vascaínos devem enviar as fotos para o seguinte e-mail: vascainoesanguebom@gmail.com

Todas as fotos deverão ser enviadas até 31 de agosto de 2015. Os cruzmaltinos poderão ter sua imagem divulgada no site oficial do clube, demostrando que Vascaíno é verdadeiramente Sangue muito Bom.

A Campanha de doação entre os Vascaínos se inicia nesta sexta-feira de 21 de agosto, e terminará na segunda-feira do dia 31 de agosto, como forma de comemorar o 117º aniversário do CRVG, salvando vidas de Norte a Sul deste Brasil. Nas cidades de Aracaju, Maceió, Manaus e Vitória, os cruzmaltinos estão organizados, além dos eventos para doação de sangue e medula óssea, para promover outros atos e encontros em comemoração ao aniversário do CRVG. No Rio de Janeiro, os Vascaínos também podem doar fraldas descartáveis infantis ou geriátricas, latas de leite em pó e lenços umedecidos. De acordo com o número de doações, o material arrecadado poderá ser repartido entre creches e ou hospitais que atendem pessoas mais carentes.

OBS: Os materiais (fraldas descartáveis infantis ou geriátricas, latas de leite em pó e lenços umedecidos) devem ser entregues, impreterivelmente, no dia 22 de agosto, no saguão de recepção aos doadores do HEMORIO da rua Frei Caneca, 08. Centro - Rio de Janeiro (RJ) Próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar.

• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde.
- Ter entre 16 (*) e 69 anos (incompletos) - (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser adquirido através do site do Hemorio: http://www.hemorio.rj.gov.br/
- Pesar no mínimo 50 Kg.
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
- Tido uma noite de sono de pelo menos seis horas.

• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano



Fonte: Site oficial do Vasco