Com Eurico, Vasco venceu mais vezes o clássico contra o Urubu

Quarta-feira, 19/08/2015 - 15:27
comentário(s)

Eurico Miranda acirra a rivalidade entre os clubes Não bastasse as polêmicas dentro das quatro linhas - com clássicos cheios de discussões de arbitragem e protesto prévio das partidas -, o Flamengo x Vasco desta quarta-feira às 22h no Maracanã tem um elemento a mais: Eurico Miranda. O presidente vascaíno comemorou o sorteio para as partidas nas oitavas de final da competição. No Carioca, após passar pelo arquirrival, o dirigente usou o site e as redes sociais vascaínas para lembrar uma estatística particular. Desde 1986, data que marca a ascensão definitiva de Eurico na política vascaína, o Vasco venceu mais vezes do que perdeu o Flamengo.

Eurico foi vice-presidente de futebol de 1986 a 2000, quando se elege e assume o clube - saindo em 2008 e retornando em dezembro de 2014. Neste período, foram 107 partidas, com 41 vitórias do Vasco, 39 derrotas e 27 empates. As estatísticas gerais do confronto, porém, são favoráveis ao Flamengo: em 369 jogos, o Fla venceu 143 jogos, com 126 vitórias do Vasco e 100 empates.

Eurico chama o clássico de "campeonato à parte". Após a vitória sobre o Flamengo na semifinal por 1 a 0 - depois do empate sem gols na primeira partida -, o presidente vascaíno disse:

- Já vencemos um campeonato, este contra o Flamengo. Agora vamos para outro campeonato, na final contra o Botafogo - dizia Eurico no início do ano, antes de lembrar o lema do "respeito voltou" diante das câmeras.

Se a campanha do Flamengo no Brasileiro não é das melhores, a do Vasco nem se fala. O que não impediu Eurico de provocar o adversário quando soube do sorteio na Copa do Brasil.

- Bom sorteio, bom sorteio. Se eu pudesse escolheria esse (adversário) - afirmou o presidente, palpitando placar para o Vasco fazendo referências às vitórias recentes - na semifinal do Carioca e no Brasileiro contra uma derrota, na Taça Guanabara. - Vai ser 2 a 1.

A supremacia em finais, no período de Eurico vice-presidente de futebol e presidente do Vasco, é rubro-negra: foram sete vitórias em finais contra apenas duas do Vasco, que venceram com Tita e Cocada em 1987 e 1988, respectivamente. A lista de conquistas rubro-negras na era Eurico começou em 1986, quando o Fla levou a melhor depois de dois empates na decisão. Dez anos depois, na disputa da Taça Rio o time da Gávea foi campeão em cima do Vasco pela vantagem do 0 a 0 na decisão - o empate garantia o título do Fla, campeão do 1º turno. Em 1999, 2000 e 2001, o Fla superou três vezes o Vasco.

Em 2004, outra decisão entre os times, mais uma vitória rubro-negra. Na única decisão de campeonato nacional, na Copa do Brasil de 2006, também deu Flamengo, com duas vitórias nas decisões - 2 a 0 e 1 a 0.

Vasco leva vantagem em jogos decisivos recentes

O equilíbrio em confrontos decisivos voltou nos últimos anos. Desde 2010, Vasco e Flamengo fizeram oito jogos entre semifinais e finais do estadual. O time de São Januário levou a melhor em 2015 - garantindo a classificação para a final contra o Botafogo - e duas vezes em 2012 - passando pelo Rubro-negro tanto na semifinal da Taça Guanabara quanto na Taça Rio. Em 2010, na semifinal, em 2011, na final da Taça Rio, e em 2014, na final do Carioca, foi o Flamengo quem sorriu por último.

Nos dois lados, o clima está quente para os dois confrontos. Os jogadores falaram em "guerra" nas entrevistas coletivas antes do primeiro jogo nesta noite, às 22h, no Maracanã. Quase 30 mil ingressos foram vendidos para a partida.

- É um jogo à parte, um campeonato à parte, como diz o presidente. São aqueles jogos que são bons de jogar, a pressão, o estádio lotado... Duas torcidas. Temos que dar tudo em campo. Já senti o clima do clássico na minha apresentação, quando o Eurico disse que eu ia jogar e a gente ia ganhar (risos). A rivalidade vem desde a base. Não podemos perder, principalmente do Flamengo. É um clima fantástico. é o jogo que o jogador espera. O Brasil inteiro querendo ver. Vai ser uma guerra. Temos que entrar com tudo - disse Nenê, que vai estrear no clássico.

Do outro lado, o garoto Jorge, de 19 anos, também colocou pimenta na partida. Otimista, o lateral provocou o rival e disse que o Flamengo "não precisa ficar falando gracinha em rede social".

- Flamengo e Vasco é guerra, muita rivalidade. A gente sempre está conversando e sabe como o Vasco se comporta quando ganha da gente. Eles vêm debochando, brincando em rede social. O Flamengo não precisa ficar falando gracinha em rede social, a gente responde em campo. Vamos entrar bem mais mordidos e sempre estamos tendo que ouvir besteira do time deles. É entrar como se fosse uma guerra de verdade - afirmou o jogador do Flamengo.

Fonte: GloboEsporte.com