Jorginho: 'Eurico Miranda é um dos maiores dirigentes do futebol brasileiro. Senão do futebol mundial'

Segunda-feira, 17/08/2015 - 12:02
comentário(s)

Quatorze anos após sua passagem por São Januário como jogador, Jorginho voltou a ser apresentado no Vasco. Se na primeira ocasião o hoje técnico chegou para se juntar a time de estrelas, com Romário, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano, agora a realidade ém diferente. O novo treinador assume o time em meio à crise. Lanterna do Brasileiro, a equipe faz sua pior participação nos pontos corridos. Um desafio do qual o tetracampeão do Mundo em 1994 não fugiu.

- Vejo grandes possibilidades pelo plantel que nós temos, pelas condições que temos de sair dessa situação que não éramos para estar. Mas acredito fielmente que vamos sair dessa situação. Por isso viemos para cá. Porque acreditamos que podemos sair - disse o técnico.

A missão não será fácil. O Vasco inicia o segundo turno com 90% de risco de rebaixamento e já tem um jogo contra o Flamengo, nesta quarta, no Maracanã, pela Copa do Brasil. De olho em recuperar o time psicologicamente, Jorginho tratou de traçar um paralelo entre o momento do clube e a final da Copa Mercosul de 2000, da qual ele participou e onde o time virou o placar após levar três gols do Palmeiras.

- Essa intranquilidade é muito comum no futebol. Porque é um esporte que você não depende apenas de você, depende que as coisas caminhem bem. Então a gente vai estar atuando nisso. Temos uma excelente psicóloga no clube, que trabalha na parte emocional do atleta. Eu já vivi no Vasco a que talvez tenha sido a maior virada esportiva do futebol em 2000, que a gente estava perdendo por 3 a 0 e viramos para 4 a 3. Muito gente não acredita (na reação no Brasileiro). Vim para cá porque acredito.

Jorginho chegou no clube nesta segunda e já comandou sua primeira atividade. Segundo ele, mais um bate papo do que atividade física. A apresentação ocorreu depois do treino.

O evento ficou marcado pela ausência do presidente Eurico Miranda. Figura frequente nas apresentações no Vasco, nesta segunda o dirigente não esteve presente. A assessoria de imprensa do clube não informou o motivo de sua ausência. Mesmo não presente, o mandatário foi alvo de rasgados elogios de Jorginho, que em 2001 deixou São Januário brigado com ele por ter sido demitido acusado de incitar greve entre os jogadores.

- Eu falo com muita liberdade. Conversei com nosso vice José Luiz Moreira e com o presidente Eurico Miranda. Ele é uma pessoa muito autêntica, fala na lata o que tiver que falar. Naquela época surgiu uma oportunidade de greve, que não partiu de mim. Mas acabei saindo do Vasco. A coisa já foi superada. Em 2013, na Copa das Confederações, a gente abraçou o presidente, falamos sobre o quanto existe uma admiração recíproca. Já trabalhei em vários lugares do mundo, mas para mim o presidente Eurico Miranda é um dos maiores dirigentes do futebol brasileiro. Senão do futebol mundial - elogiou.

Jorginho comanda o segundo treino do time ainda nesta segunda. A atividade será fechada para a imprensa.

Fonte: Extra Online