No atual formato do Brasileiro, apenas um time na mesma situação que o Vasco escapou da Série B

Terça-feira, 11/08/2015 - 13:13
comentário(s)

Como se não bastasse a dificuldade de derrotar os adversários, o Vasco ainda tem que dar conta de outro rival implacável: o desânimo. A expressão dos jogadores já não condiz com suas palavras, que tentam valorizar um otimismo já perdido. O buraco em que o time se meteu já pode ser medido — e sua profundidade assusta.

Ainda restam 21 rodadas até o fim do Brasileiro. E, apesar dessa distância, já se sabe que sair do buraco é tarefa quase impossível. Desde que o torneio passou a ser disputado com 20 equipes, como é atualmente, apenas um time em situação parecida ou até pior do que a do Vasco conseguiu fugir do rebaixamento. Em 2008, o Fluminense terminou a 17ª rodada também na penúltima colocação e com os mesmos 13 pontos. Ao fim do campeonato, conseguiu somar 45 e terminou em 14º.

As outras nove equipes com 13 pontos ou menos na 17ª rodada (América-RN, em 2007; Ipatinga, em 2008; Sport, em 2009; Goiás, em 2010; Avaí e América-MG, em 2011; Atlético-GO e Figueirense, em 2012; e Náutico, em 2013) foram rebaixadas. Uma realidade que os vascaínos tentam encarar sem medo.

— Não tenho medo nenhum (de cair para a Série B). Nosso grupo tem jogadores renomados, com credibilidade — afirma o lateral-esquerdo Christiano, que, apesar do discurso realista, não joga a toalha.

— Se eu não tiver tranquilidade e positividade, pode me mandar embora. Trabalho para o Vasco. E o Vasco é grande. Então tenho sempre que pensar positivo.

A sete pontos do 16º colocado (atualmente o Avaí), o time não sai da zona do rebaixamento em menos de três rodadas. A equipe está fadada a virar o turno entre as quatro que caem para a Série B, o que derruba a meta traçada há algumas semanas.

— Dentro do grupo a gente tinha uma soma, uma pontuação para que pudesse estar fora da zona quando acabasse o primeiro turno. Acho que, agora, temos de fazer o nosso papel a cada jogo. O Campeonato Brasileiro muda muito, né? Vamos primeiro ir lá em Santos tentar fazer os pontos que precisamos. É (pensar) passo a passo — disse Christiano.

Fonte: Extra Online