Apenas 14 dos 42 estrangeiros do Campeonato Brasileiro são titulares

Sexta-feira, 24/07/2015 - 04:08
comentário(s)

Entra ano, sai ano, os jogadores estrangeiros são os mais visados pelos torcedores brasileiros. Segundo levantamento do ESPN.com.br, são 42 gringos ao todo nos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. São poucos, no entanto, que têm a chance de se vangloriarem por serem titulares de seus respectivos times.

Para ser mais exato, apenas 14 deste grupo de atletas figuram mais comumente entre os 11 que iniciam as partidas, ou seja, um terço deles são reservas, estão lesionados, ainda não estrearam no Nacional, ou, mesmo sendo cotados para assumirem a titularidade, devem, em princípio, esquentar o banco para companheiros em melhor fase.

Apenas Jesús Dátolo e Lucas Pratto (Atlético-MG), Vilches (Atlético-PR), De Arrascaeta e Joel (Cruzeiro), Cereceda (Figueirense), Canteros e Guerrero (Flamengo), D'Alessandro, Aránguiz, Lisandro López (Internacional), Centurión (São Paulo), além de Guiñazu e Herrera (Vasco) são os estrangeiros que conquistaram a titularidade.

Um exemplo da última situação é o paraguaio Lucas Barrios. O novo camisa 10 do Palmeiras chegou no último dia 16, treinou e, apesar de badalado, viu Leandro Pereira continuar sua boa sequência de gols, ao marcar no clássico contra o Santos no domingo.

No caso dos gringos que ainda não estrearam por seus clubes estão Bruno Pereirinha e Wilmer Guisao. O primeiro, lateral-direito português, foi contratado junto à Lazio-ITA, mas terá a dura tarefa de desbancar o garoto Eduardo, um dos destaques na posição no ano. Já o segundo, é atacante colombiano, "xodó" de Juan Carlos Osorio e nova contratação do São Paulo para a sequência do Brasileiro. Terá como concorrentes o argentino Centurión, além de Alexandre Pato, Luis Fabiano, João Paulo e o lesionado Alan Kardec.

Há também o caso dos gringos que chegaram com status de titulares, mas não renderam o esperado e acabaram preteridos pelos técnicos. São os exemplos do meia colombiano Sherman Cárdenas (Atlético-MG) e dos laterais-esquerdos chileno e colombiano, respectivamente, Eugenio Mena (Cruzeiro) e Pablo Armero (Flamengo).

O goleiro Martin Silva (Vasco) e os volantes Luis Cáceres, Victor Cáceres e Edwin Valencia, de Coritiba, Flamengo e Santos, respectivamente, poderiam engrossar a lista de estrangeiros titulares por seus clubes, porém estão lesionados há mais tempos e ainda lutam para voltarem a jogar. Já o argentino Allione, do Palmeiras, provavelmente voltaria para ser apenas reserva na equipe alviverde.

Veja, abaixo, todos os gringos no Campeonato Brasileiro e suas condições atuais:

Time - Gringos

Atlético-MG - Dátolo (titular), Cárdenas (reserva), Pratto (titular)
Atlético-PR - Vilches (titular), Pereirinha (ainda não estreou)
Avaí - Toshi (reserva)
Chapecoense - Nenhum
Corinthians - Gustavo Viera (reserva), Mendoza (reserva), Romero (reserva)
Coritiba - Cáceres (lesionado)
Cruzeiro - Mena (reserva), Seymour (reserva), Arrascaeta (titular), Joel (titular)
Figueirense - Cereceda (titular)
Flamengo - Armero (reserva), Cáceres (lesionado), Canteros (titular), Guerrero (titular)
Fluminense - Oliveira (reserva)
Goiás - Nenhum
Grêmio - Erazo (reserva), Maxi Rodríguez (reserva), Braian Rodriguez (reserva)
Internacional - Freitas (reserva), D'Alessandro (titular), Aránguiz (titular), Lisandro (titular), Luque (reserva)
Joinville - Trípodi (reserva)
Palmeiras - Allione (lesionado), Cristaldo (reserva), Barrios (reserva), Mouche (reserva)
Ponte Preta - Nenhum
Santos - Valencia (lesionado)
São Paulo - Centurión (titular), Guisao (ainda não estreou)
Sport - Nenhum
Vasco - Silva (lesionado), Guiñazu (titular), Biancucchi (reserva), Julio dos Santos (reserva), Herrera (titular), Riascos (reserva)

Fonte: ESPN.com.br