Pesquisa aponta Vasco e Urubu como maiores rivais do Rio

Terça-feira, 11/08/2015 - 11:44
comentário(s)

A pesquisa “Mapeando torcidas organizadas”, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), quantificou a rivalidade que já era sentida na prática: para 87% dos vascaínos entrevistados, o maior rival é o Flamengo; já para 76% dos flamenguistas, o time de maior rivalidade é o Vasco. Para 86% dos alvinegros e 53% dos tricolores, os maiores rivais também são os rubronegros. Em São Paulo, o estudo apontou Corinthians e Palmeiras como os principais adversários.

Entre os 426 entrevistados no Maracanã e em São Januário, estão integrantes de torcidas organizadas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Na capital paulista, foram 612 entrevistados de uniformizadas de Corinthians, Juventus, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo, no estádios Pacaembu, Itaquerão, Vila Belmiro, Morumbi, Arena do Palmeiras, Rua Javari e Canindé.

Juventus (20%) e Fluminense (11%) se destacam com elevado percentual para nenhum time de maior rivalidade. Outro dado interessante é o de que, entre os botafoguenses, nenhum (0%) apontou o Vasco como o maior adversário. Já para 7% dos vascaínos e 8% dos flamenguistas os maiores rivais são outros times que não os grandes cariocas. Os percentuais são maiores do que os números que expressam a rivalidade de torcedores do Vasco e Flamengo em relação a alvinegros e tricolores.

Em São Paulo, o Corinthians é o grande rival, sendo assim para 91% dos torcedores do Palmeiras, 83% do São Paulo e 77% do Santos. Já 83% dos corintianos mencionam o Palmeiras como o maior rival. Os dados foram consolidados pelo pesquisador Jimmy Medeiros, e o estudo foi coordenado pelo professor doutor Bernardo Buarque de Hollanda, ambos da FGV/CPDOC.




Fonte: O Globo Online