Oposição entra com requerimento e cobra votação de contas de 2013 e 2014

Quarta-feira, 29/07/2015 - 10:01
comentário(s)

Com duas reuniões nos primeiros sete meses do ano, o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Luis Manuel Fernandes, recebeu nesta quarta-feira o segundo requerimento de membros da oposição para convocação dos conselheiros e atribuições previstas no estatuto do clube. No documento, assinado por cerca de 10 conselheiros das 30 cadeiras da minoria eleita no ano passado na eleição vencida pela chapa de Eurico Miranda, o grupo pede aprovação de atas das últimas reuniões e cobra convocação do Conselho para julgar as contas e o parecer do Conselho Fiscal do balanço financeiro dos anos de 2013 e 2014, ainda pendentes de aprovação.

Presidente do Vasco desde o início de dezembro, Eurico publicou as contas de 2014 com revisão de alguns números do balanço de 2013 - apresentado pela administração Dinamite fora do prazo exigido pela Lei Pelé de 31 de abril do ano passado e sem a obrigatória auditoria externa no anexo do documento. O primeiro requerimento foi enviado a Luis Manuel Fernandes no início de maio. O ex-coordenador do grupo executivo de organização da Copa do Mundo de 2014 e que assumiu recentemente a Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, não respondeu a carta enviada à secretaria do clube.

Nesta terça-feira, novamente, foi protocolado novo pedido a Fernandes, que apoiou o retorno de Eurico Miranda à presidência do Vasco. O GloboEsporte.com tentou alguns contatos com o presidente da Finep, mas não havia conseguido acesso presidente do Conselho vascaíno até as 12h20 desta quarta, quando Fernandes retornou a ligação e fez esclarecimentos à reportagem.

Fernandes rebateu as críticas da oposição e esclareceu alguns pontos que ele considera serem "muito barulho por nada". O presidente do Conselho afirma que as atas estão à disposição na secretaria do Vasco desde o primeiro requerimento entregue pela oposição.

- (A crítica) não tem pé nem cabeça. As atas estão à disposição da secretaria do clube desde maio. Não foram aprovadas ainda, porque depende da próxima reunião do Conselho para aprovar. Mas a minuta (de cada ata) já está lá à disposição. Desde a primeira carta que eles solicitaram, em seguida foi colocado na secretaria para ser analisada e consultada - afirma o presidente do conselho vascaíno, que é presidente da Finep, acrescentando que o compromisso para a revisão do orçamento seria inócuo antes da sanção pela presidente Dilma Roussef da Medida Provisória 671, a MP do Futebol, que trata da renegociação de dívidas dos clubes.

O presidente do Conselho Fiscal, Otto Alves, aguarda finalização dos trabalhos da diretoria para que seja apreciado novamente o balanço de 2013. Ainda não há previsão das duas contas serem levadas para julgamento e votação dos conselheiros.

Um dos porta-vozes da oposição, João Amorim critica a condução de Fernandes na frente do Conselho. Ele afirma que a oposição vai esgotar todas as possibilidades no protocolo interno vascaíno, mas não descarta recorrer à Justiça comum para que “as funções do Conselho Deliberativo sejam preservadas”. Ele lembra que na reunião do fim do ano passado, da proposta orçamentária de 2015, o presidente do Conselho aceitou sugestão de membros da oposição para revisão orçamentária em julho, o que não aconteceu.

- Houve essa promessa verbal do Luis Manuel. Até agora não temos atas de nenhuma reunião realizada, até para que possamos cobrar isso, mas vamos esgotar todas as possibilidades antes de tomar outro rumo. Se atribuições primordiais ficam prejudicadas, precisamos avançar em busca de um direito - disse o presidente da Cruzada Vascaína, ex-membro do Conselho Fiscal na última gestão Dinamite e que era candidato à vice-presidência de finanças nas últimas eleições.

No fim do ano passado, o Conselho Deliberativo foi convocado para analisar a proposta orçamentária e as alterações no estatuto do clube, que foi modificado em reunião de março de 2015. Em maio, sem a presença de conselheiros de oposição, que decidiram se ausentar da reunião, o conselho vascaíno decidiu retirar a ação de regresso do clube contra Eurico.

Fonte: GloboEsporte.com