Edição 2015 da Copa do Brasil é a com menos zebras nas oitavas desde 2002

Quinta-feira, 23/07/2015 - 23:35
comentário(s)

A Copa do Brasil pode até ser conhecida por todos como "o caminho mais curto para a Libertadores da América", mas, neste ano, a tendência é que seja o mais duro. Após as confirmações dos últimos classificados e dos potes a serem sorteados, 13 equipes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro sobraram para brigar pelo título, fato que não ocorria desde a edição de 2002.

Naquela temporada, há 13 anos, Corinthians, Cruzeiro, Botafogo, Paraná, São Paulo, Figueirense, Vasco, Fluminense, Juventude, Atlético-MG, Inter, Bahia e Portuguesa chegaram entre os 16 sobreviventes no torneio. CSA-AL, Confiança-SE e Brasiliense, os três que não faziam parte da elite, eram as "zebras". O time da capital federal, inclusive, chegou à final e só parou no Corinthians após uma vitória alvinegra por 3 a 2.

Nos anos seguintes, o número de clubes da Série A do Brasileiro foi ladeira abaixo. A temporada de 2006, por exemplo, foi a menos exitosa das equipes da primeira divisão nacional, já que apenas Flamengo, Fortaleza, Santos, Vasco, Fluminense e Cruzeiro foram os remanescentes nas oitavas de final. Mesmo em menor número, foi a elite brasileira que conquistou o título: o time rubro-negro carioca venceu seu rival cruz-maltino nos dois jogos da final e levantou a taça.

Além de 2002, os anos de 2001, 1997, 1993 e 1989 - a primeira edição do torneio - também tiveram o mesmo número de equipes da primeira divisão do Brasileiro que em 2015. Já em 2000, 1999, 1998, eram 14 clubes.

Em 1996, das divisões inferiores, apenas o Remo-PA chegou às oitavas e acabou eliminado pelo Corinthians com empates, passando pelo critério de gols fora de casa. Além do time do Parque São Jorge, São Paulo, Internacional, Flamengo, Coritiba, Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Paraná, Atlético-MG, Palmeiras, Atlético-PR, Grêmio, Fluminense e Criciúma, totalizando 15 times da Série A nacional, o maior número em todas as 27 edições da Copa do Brasil.

Agora, restam Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Internacional, Vasco, Santos, Palmeiras, Coritiba e Figueirense, enquanto Ituano (campeão paulista de 2014), Paysandu e Ceará (tradicionais e hoje na Série B) correm por fora na competição. O sorteio das oitavas de final será realizado no próximo dia 4 de agosto, na sede da CBF. As datas previstas dos duelos são 19 e 26 de agosto.

Fonte: ESPN.com.br