Vasco utilizou apenas 4 pratas da casa durante o Brasileiro

Terça-feira, 21/07/2015 - 18:19
comentário(s)

O técnico do Palmeiras, Marcelo Oliveira, avisou após a classificação alviverde para as oitavas de final da Copa do Brasil contra o ASA-AL: vai dar chances a jogadores da base para mostrarem seu futebol. Levantamento feito pelo ESPN.com.br, no entanto, mostra que a equipe palestrina é uma das que menos utiliza pratas da casa no Campeonato Brasileiro.

Titulares na apertada vitória por 1 a 0 sobre o time alagoano na última quarta-feira, em Londrina-PR, o lateral João Pedro e o atacante Gabriel Jesus - autor do gol da qualficação, inclusive - foram os únicos oriundos das categorias de base a entrarem em campo até aqui no Nacional.

O primeiro atuou apenas no segundo tempo da partida contra o Sport, em Recife, enquanto o segundo jogou apenas três vezes, contra Atlético-MG, São Paulo e Santos, sendo que, contra os mineiros, foi o único duelo em que começou entre os 11 titulares. Nos dois clássicos, Gabriel entrou no segundo tempo.

Além deles, os únicos jogadores oriundos das categorias de base palmeirense no elenco profissional são os goleiros Fábio Szymonek e Vinicius Silvestre, além do zagueiro Nathan Cardoso. Os arqueiros são, respectivamente, terceiro e quarto reservas e, dificilmente, deverão ter chances no Brasileiro. Já o defensor chegou a ser titular em 2014, mas enfrenta forte concorrência na zaga e pode até ser emprestado.

O time alviverde só não está em último no ranking da utilização de pratas da casa entre os 20 clubes do Nacional, porque Ponte Preta e Chapecoense são os que menos apostam em seus jovens jogadores. A equipe campineira só escalou o meia Leandrinho, de 17 anos, até aqui, enquanto os catarinenses não colocaram em campo nenhuma cria. Seguindo o "Z-4", vem o Joinville, que utilizou apenas três.

O Corinthians também ocupa uma das últimas posições, com apenas quatro, mas o cenário pode mudar já nas próximas semanas. Na última segunda-feira, o técnico Tite promoveu os garotos Leo Jabá e Samuel, estrelas do sub-17 da equipe, campeões mundiais da categoria.

O líder da classificação no quesito é o Goiás. Os esmeraldinos têm, em seu elenco profissional, 22 jogadores oriundos das categorias de base, sendo que levou a campo 13 deles. O Grêmio é o segundo, com dez. Atrás, vêm Atlético-PR, Santos e São Paulo, com oito cada.

Veja abaixo a classificação dos clubes que mais fizeram uso até aqui no Campeonato Brasileiro de 2015:

Time - Número de pratas da casa
Goiás - 13
Grêmio - 10
Atlético-PR - 8
Santos - 8
São Paulo - 8
Figueirense - 7
Internacional - 7
Coritiba - 6
Fluminense - 6
Atlético-MG - 5
Cruzeiro - 5
Avaí - 4
Corinthians - 4
Flamengo - 4
Sport - 4
Vasco - 4
Joinville - 3
Palmeiras - 2
Ponte Preta - 1
Chapecoense - 0

Fonte: ESPN.com.br